sábado, 12 de maio de 2007

A Igreja e sua missão

Aos que estão sendo contra as opiniões e a visita do Papa Bento XVI seria importante ler o relato do jovem Fábio, de 23 anos, que está se tratando de dependência química na Fazenda da Esperança, de Manaus.
“Eu não sou católico, mas a Igreja está me ajudando a tratar do meu problema. Mas não pretendo virar católico” diz o jovem acrescentando: “Eu não acredito em Deus, mas isso não é importante aqui. O importante é que eles nos ensinam a amar e a conviver com humildade com os outros”, disse Fábio.
“Eu não sou católico, nem pretendo ser, mas não é preciso ter uma religião para compartilhar a espiritualidade dos outros” conclui.

Do site da BBC-Brasil.

Atenção Léo Jaime: Dona Sonia voltou!

Lembra-se da famosa Dona Sônia, censora da época da ditadura? Pois é, ela voltou! Substituída por outras (e outros) do governo de Vossa Majestade, o Rei Luiz. Eis os novos codinomes que está utilizando:

Themis Lobato
Marina Sotero
Valéria Godoi
Demetrius França
Edson Junior
Rodrigo da Cunha

Estes são os novos censores do Rei.

Triste sindicalismo de cabresto

Reafirmo o que venho dizendo desde o início dessa querela: a criação da chamada "TV - pública" nada mais é do que uma manobra para enquadrar a TVE-RJ. Atualmente a TVE-RJ é uma OSCIP gozando de autonomia conquistada com muito debate no governo FHC. Acontece que alguns não se conformaram com a situação de terem deixado de ser funcionários públicos, e o governo de não ter o controle absoluto do conteúdo. Basta ver a grade de programação da TVE-RJ, bastante eclética com programas chapa-branca (ESTAÇÃO SAÚDE, DIÁLOGO BRASIL), neutros (SEM CENSURA), e de quase oposição (ESPAÇO PÚBLICO). No governo FHC não foi fácil conviver com essa "democracia"... O pau quebrava! E por ser um espaço democrático a TVE-RJ guarda em seus quadros jornalistas independentes (ALCEMO GOES, por ex.), e ferrenhos opositores (MILTON TEMER, outro ex.). Assistam a TVE-RJ e vejam como ela já se anuncia como TV-PÚBLICA, e o é. Como sempre Vossa Majestade, o Rei Luiz na sua síndrome da "lei do Gerson" não se conforma com isso. Quer por que quer implantar o seu modelo "chavista" de TV. Se o programa de debate que ele tem em mente for o DIÁLOGO NACIONAL vai ser uma lastima. Não sei como o jornalista Florestan Fernandez Jr. se presta aquele papel. O que me admira nessa situação é a Associação de Funcionários da TVE-RJ tão ativa e participante quando do debate no governo FHC não tenha vindo a público se manifestar. Triste país este do sindicalismo de cabresto.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Jaburu já sobre árvore

Um jaburu acaba de subir numa árvore da Câmara dos Deputados. Alçou-o o Deputado Clodovil Hernadez.

O maior mentiroso do Brasil

Sabe quem é o maior mentiroso do Brasil?

1 - Vá ao "Google" e promova a pesquisa "o maior mentiroso do Brasil";

2 - Clique em "estou com sorte";

BINGO!!!

Sim... É ele Vossa Majestade, o Rei Luiz.

(Busca realizada em 11/05/2007, as 13:51 antes que os mosqueteiros do Rei se manifestem)

A bala perdida do sindicalismo

Vem ai a regulamentação do direito de greve no serviço público por conta das resistências da classe trabalhadora à política econômica de Vossa Majestade, o REI LUIZ. Como o sindicalismo dominante - CUT e Força Sindical - se tornou um sindicalismo pelego, amigo do REI, gozando das benesses do Planalto com cargos e montanhas de dinheiro (até o MR-8 aderiu) restou aos trabalhadores, principalmente aos do funcionalismo público e das empresas estatais, bandearem-se pros lados dos "radicais" da CONLUTAS, dominado pelo PSOL, PSTU e outras legendas políticas ditas "revolucionárias". Isso por causa do tremendo arrocho salarial que está sendo esperado pelo atrelamento ao PIB dos aumentos salariais. Quanto mais cedo sair esta regulamentação, e quanto mais simpática for aos setores ao capital financeiro, mais sucesso deverá ter na sua aprovação. No rumo a direita do seu governo, VOSSA MAJESTADE levará de roldão os combativos PDT e PTB, que sempre se disseram ao lado da classe trabalhadora nas conquistas alcançadas desde os tempos de Getúlio, Jango e Brizola, e juntados na mesma panela dos cínicos representantes da pelegada PCdoB, PSB e PT . Qual deles será o responsável pelo tiro que matará a classe trabalhadora submetendo-a as vontades do REI em sua equivocada política econômica, que fornece migalhas aos mais pobres e sufoca a até então vicejante classe média brasileira?

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Democratizando Roberto Carlos

Como meti o bedelho na polêmica da ida para a fogueira da biografia de RC, nada mais justo do que democratizar o acesso a leitura do livro antes que Vossa Majestade, o Rei Luiz baixe um decreto em apoio ao colega famoso, e proíba sua circulação pela internet com o apoio do seus mosqueteiros da Polícia Federal. Clique para fazer o download do livro do "rei" que está queimando na fogueira das vaidades e esquisitices de RC.

terça-feira, 8 de maio de 2007

RC: um jovem classe média do Fonseca

Nesta história da sua biografia não-autorizada, RC perdeu uma excelente oportunidade de ficar quietinho lá no seu recanto da Urca. Tive oportunidade de ler os dois primeiros capítulos do livro, e os achei tão babacas e sem brilho que resolvi deixar o resto de lado. Ainda bem que o livro era emprestado senão ia lamentar o investimento. Além do mais encontrei um erro grave na pesquisa do autor que, por conhecer uma parte da história tive a oportunidade de conhecer. Morei no Fonseca, bairro da cidade de Niterói, por onde RC passou uns tempos. Conheci um seu primo, que freqüentava bailes na minha casa. O Fonseca a época era uma espécie de Tijuca, aqui no Rio de Janeiro, bairro de classe média digamos A e B, hoje bastante degradado. Não era bairro de pobre, embora houvesse regiões de pobreza ao seu redor. Mas nestas RC não morou. O autor tenta o tempo todo nesse início de livro caracterizar RC como garoto pobre que cuja família passava por dificuldades chegando ao ponto de transformar um famoso e caro colégio da elite da cidade em grupo escolar, o Colégio Brasil. Minha irmã estudou lá, e todas as suas amigas que freqüentavam a minha casa eram patricinhas. Do bairro também era o maestro de RC, Eduardo Lages outro bem nascido pelo conceito de classe social. Só esta parte do livro, que procura apresentar RC como garoto pobre já mereceria um retoque do "rei". Agora levar toda esta discussão para as barras dos tribunais é uma loucura, e a retirada dos exemplares de circulação uma atitude fascista de quem tem desprezo pelas artes e pela liberdade de expressão. Deixasse o Paulo descolar algum com seus devaneios, suas alucinações, e desmentisse numa coletiva, ou através da sua assessoria de imprensa. O livro era anunciado há tempos. Por que não pediu ao autor e a editora que apresentassem os originais a ele como forma de ajudá-los a construir a verdade? Certo que o Paulo, desde o seu primeiro livro, em que transforma cantores reacionários em heróis na luta contra a ditadura tem essa mania de fazer ilações em cima de notícias de jornal, declarações de alguém já morto, copidescadas e revisadas. Por trás deste quiprocó deve haver muito mais coisa que a gente desconhece. Será que a "Planeta" não recebeu um aceno do "rei" quanto a uma futura edição? Afinal, como no teatro e na TV o Paulo já escreveu o roteiro. O resto é só uma questão de contar a verdade, vista pela ótica do "rei" é claro.

Uma tremenda cara de pau!!!

Vossa Majestade, o Rei Luiz declarou em entrevista às emissoras de rádio católicas, que os corruptos do seu governo foram caluniados pela imprensa tanto quanto foram D. Paulo Evaristo Arns e D. Helder Câmara durante a ditadura militar. A propósito leiam o que escreveu o brilhante jornalista Reinaldo Azevedo em seu Blog:

"Eu tinha ou tenho muitas discordâncias, digamos, teológicas com d. Paulo Evaristo Arns ou com d. Helder Câmara. Mas nenhum deles foi perseguido pelo regime militar por suas teses religiosas, e sim porque compuseram a linha de frente de resistência à tortura, no que fizeram muito bem e agiram como verdadeiros pastores.É indecoroso, indecente, que Lula venha associar o banditismo de estado praticado por alguns de seus companheiros à perseguição sofrida pelos dois bispos. Era mentira que Delúbio Soares comandasse, quando menos, um esquema de caixa dois? Ele próprio não admitiu? É acusação ou é fato? É mentira que Marcos Valério tenha passado uma mala de dinheiro para o PL? O próprio presidente do partido não admitiu? É mera acusação ou é fato? É mentira que petistas e outros deputados da base aliada tenham recebido dinheiro de origem ilegal do Banco Rural? É acusação ou é fato?Lula é o maior mistificador da história do Brasil. Ninguém o iguala na arte de engabelar, de dar truque, de misturar ficção e realidade. Daqui a pouco, vão negar que tenha existido, algum dia, mesmo o caixa dois petista, que é o crime que o partido assumiu para esconder o mensalão. D. Paulo está aí, ainda poderia contestar. Mas não d. Helder. Dele já se disse muita coisa boa e ruim, às vezes com injustiça nos dois casos. Mas ninguém ainda havia comparado o histórico arcebispo de Olinda a malandro que esconde dólares na cueca.Isso só Lula fez. É uma ofensa grave aos dois religiosos e a todos os católicos."

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Massa de manobra

Mais de 330.000 pessoas irão perder o seu cartão do bolsa-família por não preencherem o critério de "mortos de fome". Se multiplicarmos por 4 não seria difícil supor que cerca de 1.200.000 votos irão sumir das hostes clientelistas. Ano que vem teremos eleições municipais, e estes "ex-mortos de fome" nas mãos de políticos da base aliada serão uma excelente massa de manobra. É esperar para ver!

Puxasaquismo e verdade

Sobre a quebra de patentes do Efavirenz pelo Brasil vocês vão ter agora um exemplo da guerra entre informação e contrainformação. Deu-se hoje no Portal da BTelecom (leia-se IG) entre o puxasaco José Dirceu e o jornalista Etevaldo Dias.

Leia o que disse José Dirceu:

"Patentes ou Pacientes?"

"Muito interessante a nota com esse título, no blog PróximaOnda, de Ivan Martins, da Época Negócios, mostrando as reações na internet à quebra da patente do Efavirenz pelo Brasil.Enquanto o site 365gay, que se apresenta como o site homossexual mais lido nos EUA, pôs a notícia na sua página de abertura, com direito a bandeira brasileira e tudo, sem uma única palavra crítica à decisão do presidente Lula, no Patente Baristas, usado como sala de chat da indústria farmacêutica global, pauladas no governo brasileiro: “O Brasil quer quebrar a patente para não ter de pagar as contas. Que tal se nós pudéssemos fazer isso com as nossas despesas domésticas?” Já James Love, economista e diretor da ONG Knowledge Ecology International, postou uma nota no Huffington Post com o seguinte título: “O Brasil põe os pacientes antes das patentes”. E dá-lhe crítica aos dois pesos e duas medidas usadas em Washington: quando uma multinacional como a Toyota quebra a patente de um câmbio automático, está OK. Quando o governo da Tailândia quebra a patente de um medicamento, entre na lista de “violadores”."

Agora leia o que disse o jornalista Etevaldo Dias:

"Falta de pesquisa faz Brasil trocar Merck por indianos"

"A quebra de patente do Efavirentz foi anunciada com pirotecnia demais para a seriedade que o tema merece. Lula comemorou, o ministro Temporão comemorou, ongs coemoraram algo que não tem nada para ser comemorado. Foi um recurso extremo, mas não uma solução. Afinal, o país deixou de ser dependente da Merck para cair nos braços de sei lá qual o laboratório indiano.Haveria motivo para comemoração se, em lugar de quebra de patentes, o presidente Lula anunciasse que o Instituto Manguinhos ou outro centro de excelência tivesse descoberto droga de efeito semelhante a custo mais baixo. Piratear é recurso válido diante da tragédia, mas é recurso, não solução.Falta agora o presidente Lula e o ministro Temporão anunciarem um mega programa de apoio à pesquisa científica brasileira. Programa sério, sem politicagens, sem beneficiar esta ou aquela patota acadêmica, deste ou daquele partido.Os centros de pesquisas brasileiros vivem eterna falta de recursos para avançar pesquisas. Nossos cientistas não são prestigiados, ganham pouco e, pior de tudo, perdem pesquisas por falta de investimentos públicos. É aí que o Brasil precisa melhorar, e muito. Aliás, porque tem que ser laboratório indiano, será que nossos laboratórios não sabem nem copiar fórmulas? "

Será que deu para entender toda a verdade?

Quem governa a mais tempo?

Pelo conceito da "revisão das idéias" emanado hoje pelo "bobo-ministro-da-corte-esquecidinho" Mangabeira Unger, Vossa Majestade, o Rei Luiz e seus aliados "ex-quase-monarcas" José Sarney e Fernando Collor já governam o país a mais tempo que o Imperador FHC e seu "ex-quase-monarca" Itamar Franco. Afinal Rei Luiz, de quem é a culpa por todo esse miserê que a gente tá passando? Pense nisso!