quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Notas Sobre a Posse de Joaquim Barbosa



A posse de Joaquim Barbosa foi "trending topic" no Twitter. Valeu a pena assistir para ver a cara bunda da presidenta Dilma Roussef, que além de ter de "acatar" a decisão do supremo sobre o mensalão, vai ter que "engolir" Joaquim Barbosa na presidência do STF.
----------------------------------------------------------

A posse de Joaquim Barbosa, por estar ligada a educação, a cultura e ao saber é mais simbólica do que foi a de Luis Inácio em 2002, e a de Dilma em 2010.
----------------------------------------------------------
‎"Juiz não pode fazer lobby em favor de si." Joaquim Barbosa.
----------------------------------------------------------
‎"Nós, os juízes não tememos nada nem a ninguém." Ministro Luiz Fux, claramente se referindo as pressões da UNE, sindicalistas e políticos do PT em favor de José Dirceu.
----------------------------------------------------------
Não só o Procurador-Geral da República correm risco neste momento. O próprio MP corre risco. Como retaliação ao mensalão querem indiciar o Procurador-Geral na "CPI do Cachoeira", e como retaliação as investigações de corrupção dos políticos querem negar ao MP o direito de investigar as falcatruas. Vamos reclamar!
----------------------------------------------------------
No "Dia do Músico" um músico tocando o Hino Nacional na posse de Joaquim Barbosa, o primeiro negro a presidir o STF é a glória!!!

----------------------------------------------------------
Djavan foi citado ao final da posse de Joaquim Barbosa. Viva o músico!!!


Manifestação em Favor da Palestina


Nossa solidariedade deve ir além das manifestações. 
Devemos entender que os palestinos são um povo em luta pelo direito de ser uma nação. 
Foram (e continuam sendo) usurpados de direitos, terras e liberdade por aqueles que um dia foram uma diáspora e que hoje tem toda a mídia ocidental a seu favor. 
Esqueçam o rótulo de "radical" dado a alguns dos seus habitantes que, por falta de uma opção política foram obrigados a pegar em armas, e praticar as mesmas técnicas dos que hoje oprimem utilizaram no passado. 
Só na última "guerra" foram 1500 alvos, mais de 150 mortos, a maioria civis, com mais de 1500 bombas lançadas de efeito destruidor arrasador, que miram não só o alvo mas todo o seu entorno. 
Mesmo assim Gaza floresce, sobrevive, e seus habitantes aos poucos começam a vislumbrar o momento de viver em paz. 
Por isso nossa preocupação em entender a luta do povo palestino e, apesar de laico, entender a luta da grande nação do Islã, com suas diferenças e conflitos. 
Que Deus seja sempre louvado!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Minha Consciência Negra

Não sou afro-descendente. 
Como Gloria Maria me considero apenas negro. Os africanos foram, em muito culpados pela escravidão no Brasil. 
Assim como não haveria holocausto de não tivesse havido "judeus", não teria havido escravidão se não existissem os escravocratas "africanos". 
Minhã avó, uma bela negra, filha de escravos nascida liberta pela Lei do Ventre Livre, casou-se com um guapo português, dando origem a família que conheço, mãe, tios e sobrinhos. 
Com esse "pé na cozinha", minha mãe, de traço nenhum negro, nem nos cabelos casou-se com meu pai, negro paulista, galante e de tez afinada. 
Embora hoje me considere negro, classificam-me de moreno, mulato, pardo, conforme a conveniência do interlocutor(a), ou do seu maior ou menor racismo. 
Anos de análise me fizeram curar as chagas dos primeiros anos de vida. 
Rejeitado pelos negros, rejeitado pelos brancos, os morenos ou mulatos eram como que um bando de sem-pátria na minha infância. 
Hoje acho graça dessas leis de inclusão, e do excesso de manifestação "branca" em favor dos negros. 
Curar o "vitimismo" ou o "racismo" só com muita reflexão, e no meu caso divã.   

domingo, 18 de novembro de 2012

O Mingau do Oriente Médio


Um amigo perguntou-me sobre a verdade de um texto escrito por Achmed Assef, um pseudo palestino amigo de Israel. 
Bastou jogar no Google o nome "Achmed Assef" para encontrar a resposta no "Jornal ALEF - o jornal da comunidade judaica". 
Agora, mesmo que fosse verdadeira a existência do tal "Achmed" temos que tomar cuidado, manter o espírito crítico e desconfiar de tudo. 
Afinal é um conflito que já se torna secular, e que tem por trás nada mais nada menos do que o EUA. E todo mundo sabe que o Mossad e a CIA são irmãos siameses. 
Sou a favor da criação de um estado palestino nas fronteiras de 1947. 
Sei que não é fácil, mas se não for este o objetivo o mundo não vai ter paz, assim como não vai ter paz se os radicais islâmicos continuarem pregando a eliminação do estado judeu, posto que são muitos os a favor da Jihad e os que querem uma palestina na idade média. 
Ainda mais agora, com a "primavera árabe" que muitos governos pró Hamas chegaram ao poder. 
Temos que ver sempre onde há justiça, onde há o desejo de paz. 
Às vezes uma ditadura com a de Assad está mais para ela do que os grupos que almejam alcançar o poder com o Alcorão nas mãos. 
Enfim, a situação no Oriente Médio é um mingau, come melhor quem come pelas bordas, pois espera primeiro a situação esfriar, ficar clara para só depois comer.
Não se deixem impressionar pela posição da mídia. 
Guerra e violência vendem jornal, seja de que tipo for.