segunda-feira, 23 de outubro de 2006

O nosso Berlusconi

Luis Nassif é um jornalista bastante inteligente. Insinua em seu blog que FHC disse que Lula, se eleito governará que nem Hitler. Na fala de FHC hoje a tarde o "e depois?" não tem nada a ver com o Hitler, mas sim com as mentiras que vem sendo anunciadas no programa eleitoral quando fala dos empregos, mas não fala da "taxa de desemprego"; quando fala em classe média e coloca nela pessoas que começaram a ganhar R$ 350,00; quando diz que o pais cresceu, mas só no RJ o PIB caiu 27% nos últimos anos; quando fala em elite e aponta para trabalhadores que ganham algo em torno de R$ 1.500,00; quando fala em SAMU e não se vê as ambulâncias na rua; quando diz que revolucionou a indústria naval e esquece que o processo já estava em andamento quando foi eleito; quando diz que acabou com a inflação e ignora que o processo lento e gradual de acabar com a tal "memória inflacionária" vem desde de 1994; quando faz a abstração de inventor dos programas sociais sabendo que a origem do processo é anterior a ele. Ao invés de ficar chocado com a comparação a Hitler deveria é refletir sobre a outra comparação feita por FHC, a com Berlusconi quando chamou Lula de "fanfarrão". Essa ele pareceu concordar, pois não se insurgiu contra.

Os blogueiros do Portal (2)

Não é o direito de se ter um pai famoso para arranjar um bom emprego, e este emprego como todo bom negócio prosperar pela ação do seu quadro de sócios e funcionários o objeto da matéria de Veja . Nem todo "filhinho de papai" agarra sua chance e prospera. O que se discute ali, no caso do Ronaldinho do Lula é o "lobby" em favor da Telemar, e sobre este tema deveríamos ter uma manifestação dos blogueiros do Portal IG. O texto do Estadão de hoje diz de maneira técnica e com diversos elementos de análise que: "O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser convocado pela Câmara dos Deputados para explicar as denúncias de que teria atuado como lobista da Telemar, da Brasil Telecom e da produtora de vídeo Casablanca. O líder da minoria na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) defenderam ontem que uma comissão temática da Câmara investigue a denúncia contra Lulinha, que é sócio da empresa Gamecorp." Com a palavra os blogueiros do Portal IG.

domingo, 22 de outubro de 2006

Os blogueiros do Portal

Às vezes me vem a impressão que o jornalista Luis Nassif faz leitura dinâmica das matérias dos outros veículos fora da linha dos blogueiros do Portal IG. Desta vez cita "matéria técnica com diversos elementos de análise" sobre os negócios do Ronaldinho do Lula publicada no jornal O Estado de São Paulo. Ao ler a matéria não encontrei nada diferente do que Veja diz, do quanto o parentesco ajudou para a entrada do Lulinha no mundo dos grandes negócios. O mal é não comentar o que Veja aponta - a questão do lobby em favor da Telemar para resolução de um outro interesse. Nesse ponto Veja chega a ser didática indicando as ligações com outros personagens que o ESP nem sequer cita, pois sua matéria aborda unicamente a questão do QI para a expansão da Gamecorp. Esse empenho em querer eleger o bom e o mau jornalismo se achando um santo acaba tirando dos blogueiros do Portal IG a credibilidade e isenção. Paulo Henrique Amorim, por exemplo, está metido numa querela com a Globo e FHC que denota ressentimento com alguma coisa do passado. Quanto a Luis Nassif não me parece um ressentido. Apenas mais um partilhando do tal "espírito de corpo".