sábado, 14 de julho de 2007

O povo carioca lavou a nossa alma...

O Rio de Janeiro faz um bem danado. Toda fez que um paulista por lá passa, bilisca uns breguetes no Bar Brasil, ou assiste a uma canja com o pessoal da lapa retorna a São Paulo com o bom humor e equilíbrio, vendo a democracia de frente para o mar. Isso é o que aconteceu com o jornalista Luis Nassif, de quem gosto por ser o mais carioca do jornalismo paulista, e que nada contra a maré do status-quo e não se deixa pautar nem pela direita, nem pela esquerda, e é capaz de mandar até o Franklin Martins para aquele lugar depois de tomar umas e outras por aqui. É dele a melhor análise sobre a vaia que Lula levou, depois de pensar que estava levando o carioca no papo ao querer transformar o PAN do Rio, no "pan do brasil":

"As vaias a Lula

Leitores indagam minha opinião sobre as vaias ao Lula na abertura do Pan. Lá sei eu.
Poderia lembrar o Nelson Rodrigues, que dizia que o Maracanã vaia até minuto de silêncio, como foi colocado em alguns comentários.
Poderia dizer que, ao contrário do Lula pensa, a situação está muito mais apertada para a população do que os vãos indicadores econômicos apontam.
Poderia dizer que foi fruto do mesmo processo psicológico que faz com que todos os presidentes e governadores sejam vaiados, em quase todas as solenidades públicas, especialmente no Rio.
Poderia dizer que foi vingança do Rio pelo fato de só haver apoio federal em época de eventos internacionais.
Poderia imaginar que foi ingratidão ou fruto de uma “elite reacionária”, como supõe o Dr. Rosinha, em um spam que sempre invade minha caixa postal.
Ou poderia ser fruto da soma dos brizolistas (que vaiaram Lula no enterro do líder) com a classe média carioca.
Se for buscar no Google, deve ser a décima vaia pública que Lula recebeu no Rio.
Seria gastar muita sociologia querer interpretar uma vaia que, a rigor, não tem nenhum significado maior do que uma vaia contra um presidente da República." Luis Nassif.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

MANIFESTO DO BLOG "REAGE BRASIL"

Enquanto permanecemos em recesso nas publicações afixamos o manifesto 'REAGE BRASIL" publicado pelo blog em resposta a uma conclamação do Senador Pedro Simon, para que seja reproduzido e divulgado:

Deixemos de lado o torpor com a política do "manda prender" que tanto tem encantado o nosso povo, e para a qual o presidente pede "comedimento", como se o dinheiro da roubalheira não saísse dos cofres federais, como bem observou o jornalista Fernando Rodrigues. O estado democrático está em jogo. Sem golpe e sem revolução temos que demonstrar a nossa revolta, a nossa ira com tanta falta de vergonha. Como lidar com um congresso leniente, com um judiciário complacente, com um executivo incapaz. As algemas não podem alcançar apenas os inimigos da hora, e deixar os verdadeiros saqueadores dos cofres da nação. Não dá mais pra sustentar a situação de descalabro, e de baixo nível moral das nossas autoridades. O roubo acintoso dos recursos públicos realizado quase que diariamente choca as pessoas de bem, e aqueles que honestamente pagam seus impostos. Mensalão, vampiro, sanguessuga, navalha são muitos os nomes para a mesma falta de caráter, de ética e pudor. Não podemos continuar aceitando a construção de mitos baseados na mentira e na propaganda. Temos que nos indignar, protestar, ir para ruas antes que eles nos deixem sem as calças e não possamos mais sair às ruas.
REAGE, BRASIL!