segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Por que eles não nos dizem a verdade sobre a NSA nos espiar?

por Ron Paul

"Em 2001, o “Patriot Act” abriu a porta para monitoramento de cidadãos americanos pelo do governo dos EUA sem um mandado. Este ato era inconstitucional, mas a maioria no Congresso sobre a minha forte objeção estava tão determinada a fazer algo depois dos ataques de 11/9 que eles não pareciam querer pensar. Grupos pelas liberdades civis estavam preocupados, e alguns de nós no Congresso alertaram sobre desistir das nossas liberdades, mesmo no pânico pós-9/11. Mas na época a maioria dos americanos não parecia muito preocupada com a invasão da sua privacidade.
Esta complacência de repente mudou devido as revelações recentes do tamanho da medida do governo de espionar americanos. Políticos e burocratas são confrontados com a grave reação dos americanos indignados com o fato de que suas comunicações mais pessoais são interceptadas e armazenadas. Eles tinham sido informados de que apenas os terroristas seriam monitorados. Em resposta a esta raiva, os defensores do programa têm recorrido uma ou vezes a espalhar mentiras e distorções. Mas estas mentiras são desmentidas muito rapidamente.
Em uma audiência do Senado em março deste ano, Diretor de Inteligência Nacional James Clapper disse ao senador Ron Wyden que a NSA não coleta registros telefônicos dos milhões de americanos. Isto foi apenas três meses antes das revelações de um NSA leaker deixou claro que a válvula não estava dizendo a verdade. Pressionado em seu falso testemunho perante o Congresso, Clapper pediu desculpas por dar uma resposta "errada", mas alegou que era apenas porque ele "simplesmente não estava na Seção 215 do Patriot Act." Uau!
À medida que a história veio à tona em junho, dando conta do mandado da NSA para espionagem dos americanos, o presidente da Comissão de Inteligência da Câmara, Mike Rogers assegurou-nos que o projeto era estritamente limitado e não invasivo. Ele a descreveu como "um cofre apenas com números de telefone, sem nomes, sem endereços nele, que temos usado com moderação, e que é absolutamente supervisionado pelo Legislativo, pelo Poder Judiciário e pelo Poder Executivo, posto que tem muitas proteções construídas em ... "
Mas logo descobrimos que também não era verdade. Aprendemos em outro artigo do jornal The Guardian na semana passada que o segredo programa top "X-Keyscore" permite que até mesmo os analistas de baixo nível tem poder para "procurar, sem autorização prévia, por meio de vastas bases de dados que contêm e-mails, bate-papos on-line e as histórias de navegação de milhões de indivíduos."
As chaves para aquilo que Mike Rogers chamou de "cofre" parecem ter sido entregue a todos, até mesmo para os zeladores! Como Presidente da Comissão, que se suponhe ser mais conhecedor no ciclo sobre estas questões, parece, que a Comunidade de Inteligência enganou a ele sobre seus programas ou ele escondeu o resto de nós. Com certeza seria bom saber por que.
Da mesma forma, que o deputado Rogers e muitos outros defensores do programa de espionagem da NSA nos prometeram que, com este arrastão, pegando as comunicações eletrônicas pessoais de milhões de americanos já tinha parado "dezenas" de planos terroristas contra os Estados Unidos. Em junho, o diretor geral da NSA, Keith Alexander afirmou que a coleta a granel de telefones de americanos recém-divulgadas e outros registros eletrônicos tinha "frustrado 50 células do terror."
Esta afirmação fez que os oponentes do programa fossem acusados de serem indiferentes com a nossa segurança.
Mas nada disso era verdade.
O Comitê Judiciário do Senado ouviu ontem o depoimento dramático do vice-diretor da NSA, John C. Inglis. De acordo com o The Guardian:
"A NSA afirmou anteriormente que 54 planos terroristas tinham sido interrompidos, ao longo da vida da coleta de registros de telefone em massa, e o programa conseguido recolher os hábitos de internet e comunicações de pessoas consideradas não-americanos”. Na quarta-feira, Inglis disse que, no máximo, um plano poderia ter sido interrompido pela coleta de registros de telefone volume sozinho. "
Fizeram cair de dezenas para "no máximo um"?

Os defensores desses programas estão agora na defensiva, com vários projetos concorrentes de legislação, na Câmara e no Senado, que procuram controlar um aparelho de administração e inteligência que está claramente fora de controle. Isso é para ser elogiado. O que é ainda mais importante, porém, é a lição para que mais e mais e mais americanos fiquem atentos para educar-se sobre as nossas preciosas liberdades, e exigir que o governo respeite a Constituição. Nós não temos que aceitar que mintam para nós - ou sermos espionados - pelo nosso governo."

domingo, 4 de agosto de 2013

UM CANTO POR SHAKER AAMER


as águas da liberdade
que banham as praias de Guantánamo
não molham meu pés

as rotas de fuga
de Havana a Miami
não alcançam minha cela

vejo os pássaros em busca do alimento
enquanto cerro os dentes em greve de fome
por meus companheiros
que sofrem
que gemem
que urram de dor
silenciosamente
tal qual sofri para confessar o que não fiz

o que o mundo pensa de mim
o que o mundo faz por mim
quantas vozes se levantam pela minha liberdade

enquanto meu delator sorri eu sofro
por sua mentira não vi meu filho nascer

conto e reconto a minha história
na esperança de voltar a vida que tinha
antes dessa longa espera

conto e reconto a minha história
e ninguém acredita
embora saibam que nada daquilo era verdade

quanto tempo mais
quantas horas mais
quantos pedidos mais
terei que fazer para que me soltem

quando molharei meus pés nas águas de Guantánamo
quando a liberdade não será só brisa
quando ouvirei de novo a voz dos que buscam refugio
quando o mundo saberá de mim

e por mim entoará seu canto

Pela Liberdade do Último Britânico em Guantánamo!

Polly Jean Harvey é uma cantora britânica, considerada uma das mais importantes artistas de sua geração e um dos ícones do rock da década de 1990, influenciando vários artistas de sua época e posteriormente.
Minha geração cresceu ouvindo canções de protesto, Joan Baez, Mercedes Sosa, Bob Dylan entre outros.
Aqui no Brasil, a ditadura forjou toda uma geração de artistas que, através das suas metáforas protestaram.
E agora, o que temos?
Parece que ninguém mais se preocupa com o que acontece no mundo, com as injustiças, com as agressões a liberdade do homem, com as guerras, com a morte de inocentes em nome de ideologias e facções.
Ninguém mais se preocupa com a dor e a solidão dos encarcerados em nome das políticas de Israel e da coalizão do mal comandada por Barack Obama e seus asseclas.
Quem se habilita?! Mas que não me venham com engajamentos partidários, de poder pelo poder.
A esses dou passagem.

Clique aqui e ouça PJ Harvey em sua canção composta pela libertação de Shaker Aamer, último prisioneiro britânico da prisão de Guantánamo. 
E que aquela prisão seja fechada para todos tenham direito a um julgamento justo em território americano, ou em seus países de origem.