segunda-feira, 18 de março de 2013

Salve Ocalan!


A verdadeira Turquia não é apenas este simpático pais da novela. Mantem oprimida a minoria curda, que sob severa repressão foi obrigada a pegar em armas.

Seu líder, Abdullah Ocalan, preso e condenado a morte por dirigir o PKK - Partido dos Trabalhadores Curdos -, tinha o respeito da comunidade internacional, que apesar disso nada fez contra a sua detenção em função do apoio turco a invasão do Iraque.

Para quem não sabe os curdos são a maior minoria étnica do mundo, com cerca de 26 milhões de pessoas, sem seu próprio estado e proibidos sequer de falar sua língua na maioria dos países árabes que os abrigam como refugiados.

Agora toda vez que apertar o botão para assistir a saga de Morena na Capadócia, pense também nos milhões de curdos sem uma pátria, que assim como os judeus, os palestinos, e tantas outras minorias tem direito a reivindicar um estado, a falar sua própria língua e a ter uma identidade cultural.

Um primeiro passo deve ser a liberdade de Abdullah Ocalan, um hábil líder político, que apesar de ter abdicado a luta armada continua preso, e que apesar de condenado a morte negocia uma solução para o conflito. 

Nenhum comentário: