quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Quem abafa, cara pálida?

Essa história de "operação-abafa" que acabei de ler no Blog do Luis Nassif parece da "carochinha". Dá uma volta imensa para tentar culpabilizar a imprensa. Alguns tópicos da matéria me levaram a reflexão, e ai resolvi analisar. Vejamos:

"Quando ocorreu a tragédia, como sempre tem ocorrido nesses momentos de catarse, a mídia saiu correndo atrás de um culpado."

A tragédia ocorreu por volta das 19hs. Aquela hora as rádios transmitiam a "Voz do Brasil", e os primeiros a dar a notícia, junto com a Internet foram as TVs. A Globo só deu um flash e as outras partiram pra cima como fizeram no caso do "buraco do metrô". Aquela altura já se buscava especialistas pra dar opinião. A Globo comeu barriga, e já na Rede-TV o Marcelo Resende começava a dar o tom investigativo contra o governo, partindo da pista sem o tal do "grooving". Só no dia seguinte teríamos os jornais. A Record passou a manhã inteira com especialistas metendo o pau na pista, e indiretamente no governo. A Globo estava de Ana Maria Braga. Quem pautou o tom da "operação-abafa" foi o sucesso da transmissão da Record no "buraco do metrô" que respingou no PSDB/Serra.

"Aí se descobriu a que o reverso não estava funcionando."

A esse "ai" deve ser dado crédito a Rede Globo que foi quem abriu o "Jornal Nacional" com a notícia. Começava ai o segundo capítulo da "operação-abafa" dizem que com o conhecimento do Planalto (remenber Marco Aurélio "top-top" Garcia).

"Quando a caixa preta foi para os Estados Unidos, e os deputados decidiram acompanhar a degravação, percebeu-se que não daria para manter as conclusões em sigilo."

Esse papo furado que os deputados saíram da sala lá nos EUA na hora da audição da caixa-preta na bate. Parece aquela história do doente internado que o médico não dá nenhuma notícia, mas que passa sempre um maqueiro ou enfermeiro pra contar uma novidade. Pra mim esse é um outro capítulo da "operação-abafa". Estranho eles chegarem e "Veja" sair com a matéria. Estranho eles fecharem a caixa-preta no cofre e a "FSP" vazar tudo. A quem interessava a notícia? Não foram eles que vazaram os dados da outra caixa-preta do avião da Gol? E com que interesse naquela época - corroborar a tese que os pilotos do Legacy foram os culpados. Esses caras são capazes de qualquer coisa pra mostrar serviço.

"Quando os deputados da CPI se deram conta dessa jogada, decidiram liberar os diálogos dos pilotos na cabine. E aí a operação-abafa começou a ruir."

Oh! Bingo! De qual jogada, a deles? Ou a do governo/TAM/ANAC/Infraero? Ou você esquece que o discurso deles esteve sempre afinado? Não lembro de nenhum deles discordando entre si. Parecia a turma do mensalão: se alguma coisa der errada a gente corrige. Quem inflou a TAM? Quem acabou com a Varig? Quem nomeou a ANAC? Ficar nessa de colocar no colo da mídia a "chefia" da operação é uma conclusão simplista. Quem começou todo esse quiprocó da criminalização foram os canibais da TV, os mesmo que se instalaram dentro do "buraco do metrô" por muitos dias. E eles não falam para a "elite branca", falam pro povão. E é a eles que o "gabinete das sombras" do "Zé Dirceu e sua turma" teme. E é a ele que tem que se perguntar pela tal "operação-abafa". Com uma semana de férias resolveu tudo!

Nenhum comentário: