quinta-feira, 16 de novembro de 2006

A obsessiva busca da beleza

Meu amigo Luis Nassif vai me perdoar mas hoje vou abrir espaço no meu blog para um post recolhido seu blog sobre a morte da modelo Ana Carolina Reston, que na sua obsessiva busca em corresponder aos padrões de beleza da sua profissão foi vítima da anorexia.
"Ah, meninas da moda, de rosto exangues, de pernas finas, com o ar triste de pássaros engaiolados, o que o mundo da moda fez com vocês?
Tirou sua juventude, extirpou de sua expressão a alegria da adolescência, do seu olhar o frescor da juventude, a sexualidade jovem e sadia das outras meninas da sua geração, chupou o seu sangue de tal maneira que o corpo esquálido reflete apenas tristeza da celebração antecipada das purgações da vida adulta.
São estranhas criaturas, com o corpo cinzelado por sopros de anemia, esquálidas, indiferentes, não indiferentes, tristes mesmo, de uma tristeza extravagante, mais discreta que a dos jovens góticos que se estraçalham buscando diferenciações grotescas, mas igualmente tristes.
Aqueles expõem suas chagas, castigam-se por pecados que nem identificam; estas expõem seus ossos como se, nesse mundo do espetáculo permanente, qualquer outra forma de expressão humana já tivesse sido suficientemente banalizada.
Tristes meninas."

Nenhum comentário: