sábado, 21 de julho de 2007

sexta-feira, 20 de julho de 2007

De radicalismos e irresponsabilidades

Os comentários nos blogs de opinião estão fervendo, parece tempo de eleição. Lembrei-me do início de 99. Naquela época não haviam blogs e a internet estava engatinhando por aqui. Era início do segundo mandato de FHC e o pau comia, lembram? O radicalismo tinha alcançado tal ponto que chegou-se a pedir o impichamento de FHC por conta da desvalorização do real. FHC se estrebuchou todo, acusou a oposição de estar querendo dar um golpe (naquela época, com ajuda de HH e Brizola) e coisa e tal. Não haviam os comentaristas de blog e as opiniões eram dadas nas ruas, ou naqueles ambientes "éticos" que o PT montava, com ajuda da igreja, ABI, OAB, etc., etc. Agora o que temos? Um ambiente de internet que ferve, e nas ruas... nada! De um lado a direita, comandada pelo "Tio Rei" (Reinaldo Azevedo). Do outro, a esquerda comandado por "PACO" (Paulo Henrique Amorim). Ao centro, a turma do "deixa disso" (Luis Nassif, Alberto Dines, Etevaldo Dias), ora a incendiar um lado, ora o outro. Isso sem contar com os "to nem aí" do Globo, Folha e Estadão, que nem esquentam a cabeça com a "tucanalha" e a "petralhada", simplesmente os ignoram ou deletam seus comentários. E assim se passam os dias nesse entretenimento noticioso intitulado "blog de opinião", um jogo de idiotas, semi-analfabetos políticos, se atacando e revirando as vísceras as custas das estratégias dos jornalistas de sites de Portal (os sem rádio, tv ou jornal), servindo aos servidores, a serviço do "clic" para vender espaço ao patrocinadores e dar lucro ao seu patrão. Em tempo: no episódio do "top-top" do Marco Aurélio lembrei-me da antena parabólica do Ricúpero. Ou o comentário dele também não foi feito em off, reservadamente? Só que naquela época a moral ainda era outra: vacilou... dançou!

Os incompetentes, e os condecorados da ANAC

- Milton Zuanazzi (Presidente) - "pós-graduado em sociologia, com ênfase em análise política", tendo sido "vereador de Porto Alegre" e assessor de Walfrido dos Mares Guia no Ministério do Turismo.
- Denise Abreu (Diretora) - advogada, trabalhou com José Dirceu na Casa Civil, foi "chefe de gabinete da Secretaria de Saúde" de SP e "da Febem".
- Leur Lomanto (Diretor) - "foi deputado federal por sete mandatos consecutivos", além de assessor parlamentar da Infraero.
- Josef Barat (Diretor) - economista.

Belos currículos!!!

Paraíso dos incompetentes


Moda inverno PAN-2007...


quarta-feira, 18 de julho de 2007

Quem sou eu pra ensinar jornalismo a alguém!

Resposta do Luis Nassif ao meu comentário: "Biradi, você está querendo me ensinar o que é melhor para preservar minha reputação jornalística? Sabe o que é melhor? Independência, não apenas em relação aos veículos onde trabalhei, mas também em relação ao patrulhamento. É um preço caro que nunca me recusei a pagar."
Não falei que ele era marrento! Quem sou eu para ensinar jornalismo a uma fera como ele. Abandonei a faculdade de jornalismo com um ano de curso, e na minha breve carreira não passei de uma coletiva com um prefeito corrupto.
Mas nesse negócio de jornalismo na internet já estou pegando o jeito. Se não tiver acesso não passa. Ou ele acha que o servidor dele vai manter ele abrigado só com independência? O estilo dele na web só funciona quando ele pega um tema e descortina a verdade que nenhum dos lados, à esquerda ou à direita, não consegue ver. Foi assim no mensalão, no caso dos pilotos do legacy, e agora na vaia do Maracanã.
Não me leve a mal, mas ele não é burro! Ele deve ter um "analytics" instalado e sabe o que vende, ou o que não vende. Opinião na web é objeto de consumo. Quem manda é o clic! Para os servidores somos todos uns personagens de nós mesmos. Só nos levam a sério a "tucanalha" e os "petralhas".

Nem só de naúseas vive um blog...

"Cada vez que leio comentários com as expressões "petralha", "tucanalha", "Lulla", "FHC boca de caçapa", confesso que o estômago revira", reclama Luis Nassif em seu blog.
Também sinto náuseas quando leio tais expressões em meio a um debate. Não foi a toa que criei meu próprio blog. Com ele aprendi a manter o equilíbrio no comentário, mesmo sendo de oposição ao Lula.
Vai uma sugestão para ele e outros blogueiros de "opinião de alto nível": vá até o seu webmaster e pede para reformular o design do blog.
O Blog do Zé Dirceu ficou na medida para quem quer afastar a "gentalha" opinativa. Só mostra o lead do comentário, o resto tem que entrar para ler. Ou então faça como o Reinaldo Azevedo, marque posição.
O problema do Luis Nassif é que ele é anti-FHC desde criancinha mas quer dar uma de oposição ao Lula para ficar bem na fita. O país está dividido, as eleições fizeram assim, e vai ser difícil curar essa ferida.
Compreendo a angústia dele, mas ele é marrento, e não consegue manter no blog a mesma postura zen que tem no site, ou nos seminários com banqueiros, políticos e empresários. Essa mania de querer ser o novo Ricardo Noblat da web, ganhar prêmios, de misturar arte, música e política é legal, mas na hora da crise o que importa é a crise. E nessa hora é pau puro, para um lado ou para o outro.
O Blog do Noblat nunca mais foi o mesmo depois do mensalão, de ganhar fama e o emprego no Globonline. Querer se manter no topo, atendendo a demanda de acessos de um portal comercial como o BT/IG sem sujar as mãos... Tem dó!
Nessa o pessoal do site NoMínimo caiu.
Jornal é jornal, internet é internet, pura adrenalina de opinião.

...????


terça-feira, 17 de julho de 2007

Será que foram eles?

Informação colhida no "Blog do Garotinho" sobre o público e as vaias na abertura do PAN:

"Os 15 mil voluntários dos jogos Pan-Americanos foram selecionados de comunidades carentes. Além da presença deles, cada um recebeu convite para levar um familiar. Ora são 30 mil pessoas."

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Abaixo a repressão!

O filme da Peugeot mandado proibir pelo LULA está postado ao lado na seção de vídeos.

domingo, 15 de julho de 2007

O povo carioca lavou a nossa alma...(2)

Certamente, quem vaiou o LULA no Maracanã, não foram os 130.000 milionários que detêm 50% do PIB, aos quais o LULA premiou com uma política econômica de juros alto e muito dinheiro por baixo do pano, via mecanismos de corrupção e renúncia fiscal. Nem foram os milhões de miseráveis, abençoados com o "troco" do bolsa-família. A vaia veio de uma classe média que não consegue trabalho pros seus filhos, depois de anos de estudos. Uma classe média que foi obrigada a ceder para que os ricos ficassem cada vez mais ricos, e os pobres recebessem alguns tostões. As vaias vieram daqueles que não conseguem mais ir a um teatro, a um show, ou seja, não podem mais crescer culturalmente achatados por uma política perversa de meia-entrada que aumenta o custo dos produtos culturais. Quantos não foram os que tiveram que abdicar de algum prazer para ter o prazer de comprar um ingresso e mostrar a sua indignação com esse governo. LULA esqueceu dos médicos, dos engenheiros, dos profissionais autônomos e liberais. Abandonou os funcionários públicos e fez o PT e seus asseclas venderem a idéia de estes eram a "elite branca", inimiga do povo, só porque lêem jornal e se sobressaem pelo estudo e pelo trabalho. O sonho daqueles que estão no governo e se tornar um daqueles 130.000 milionários. Fazem de tudo para chegar lá. Nem que para isso tenham que se juntar aos seus maiores inimigos do passado, e esmagar a classe média que por muito tempo flertou com a esquerda, e lha deu a vitória em 2002. BENDITA VAIA!