sábado, 28 de setembro de 2013

A cínica realidade do Oriente Médio

Criança cristã decapitada pelos rebeldes na Síria
Seria a foto acima verdadeira ou falsa?

Para chegarmos a uma conclusão seria importante entender algumas questões que envolve a Síria e outras nações da região.
1) A Síria vive uma ditadura? Sob o ponto de vista ocidental, sim. 
2) Como age esta ditadura contra seus opositores? Da mesma forma que todos os países da região agem, Arábia Saudita, Quatar, Israel, Jordânia, etc, etc, de maneira truculenta, com tortura e morte. 
3) Essa é uma maneira democrática de agir? Não, todos são ditaduras, alguns disfarçados em monarquias, ou num parlamentarismo de estado, como em Israel, em que o objetivo sionista é claro, estabelecido na Constituição, e que nenhum partido ou pessoa pode ir contra. 
4) E porque a Síria é a única ditadura a ser atacada? Por interesse do estado judaico, de maiorias religiosas internas ou vizinhas, e interesses econômicos das chamadas nações do "eixo do mal", França, Inglaterra, Alemanha e EUA. 
Dai a questão, aceitar as "primaveras", "rebeliões" e outras manifestações violentas é aceitar aqueles que agem conforme seus interesses, embora se saiba que, ao chegar ao poder estes elementos agirão de forma truculenta, torturando e matando seus opositores. 
Por isso a origem de fotos, comunicados, declarações é café pequeno diante de tudo que vem ocorrendo no Oriente Médio. 
Qualquer opositor, em qualquer nação vizinha a Síria irá mostrar a versão. 
O que não se pode ser é cínico, e desconhecer a realidade do Oriente Médio como uma realidade medieval, de déspotas esclarecidos, que cometem crimes e agem da maneira que melhor lhes convir.  

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Falta Moral na Privacidade Digital


Porque o Brasil não tem moral para falar em privacidade digital! 

(1) Não consegue aprovar uma lei que regule o mundo digital 
(2) Em qualquer esquina vende-se dados digitais a torto e direito 
(3) Dossiês de toda monta são fabricados, e circulam pelo país construídos a partir de dados que só o governo possui
(4) A justiça libera o acesso a informações vitais do cidadão a toda hora por qualquer motivo fútil
(5) A espionagem política, econômica e financeira  é praticada por gente a serviço do governo (leia-se agências de informação) 
(6) Permite-se o acesso a qualquer dado confidencial através do Google, Facebook, Twitter, obviamente agentes americanos. 

Edward Snowden já havia dito que a SNA atuava no país, que manteve escritório em Brasília, que agentes atuaram aqui através da embaixada americana, bem antes da matéria da Globo, que em nenhum momento encampou suas acusações, ao contrário, trabalhou a ideia de Barack Obama que ele deveria ser preso e extraditado como espião. 
Ou seja, o governo brasileiro calou-se todo esse tempo, e não aquiesceu em nenhum momento aos que pediam que lhe fosse dado abrigo, ao contrário do que fizeram outros países da AL. 
Por isso é que soa falso toda essa indignação, essa parceria Globo/Dilma Vana. 
Desde que Julian Assange foi exilado na embaixada da Bolívia em Londres, essa discussão é corrente no Brasil, e em nenhum momento a Globo ou o governo se manifestou a favor dessa tão falada "privacidade no mundo digital".

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dilma Vana: currículo exemplar, discurso menos

















Essa história do discurso da Dilma Vana na ONU está causando frisson na companheirada.
Uma bela bravata com objetivos bem definidos, jogando para a platéia interna, muito mais que política internacional. 
Se a espionagem americana tivesse sido séria mereceria uma medida mais dura por parte do governo brasileiro. 
Fosse a violação no meu tempo de "esquerda", a UNE já estaria nas ruas contra o "imperialismo ianque", exigindo o cancelamento da emissão de vistos para americanos, por exemplo, pois todos seriam considerados espiões a serviço da CIA. 
Hoje é tudo mais light, somos uma nação "amiga", segundo disse Barack Obama. 
O que a Globo exibiu como espionagem é risível. 
A Globo levantou a bola, ela matou no peito e fez o gol, só isso. E ainda existe gente do lado da Dilma Vana que fala mal da Rede Globo. 
Depois de uma tabelinha dessas... sem comentários. É partir pra galera e faturar o resultado devorando o fígado do Obama por alguns dias, até a fumaça passar. 
Alias, para ficarmos ao seu lado, é só ela aproveitar o fato e oferecer asilo ao Edward Snowden. 
Ai sim, a briga ficaria boa e seu currículo de guerrilheira torturada e vencedora de um câncer ganharia ainda mais musculatura.