Criança cristã decapitada pelos rebeldes na Síria |
Seria a foto acima verdadeira ou falsa?
Para chegarmos a uma conclusão seria importante entender algumas questões que envolve a Síria e outras nações da região.
1) A Síria vive uma ditadura? Sob o ponto de vista ocidental, sim. 2) Como age esta ditadura contra seus opositores? Da mesma forma que todos os países da região agem, Arábia Saudita, Quatar, Israel, Jordânia, etc, etc, de maneira truculenta, com tortura e morte.
3) Essa é uma maneira democrática de agir? Não, todos são ditaduras, alguns disfarçados em monarquias, ou num parlamentarismo de estado, como em Israel, em que o objetivo sionista é claro, estabelecido na Constituição, e que nenhum partido ou pessoa pode ir contra.
4) E porque a Síria é a única ditadura a ser atacada? Por interesse do estado judaico, de maiorias religiosas internas ou vizinhas, e interesses econômicos das chamadas nações do "eixo do mal", França, Inglaterra, Alemanha e EUA.
Dai a questão, aceitar as "primaveras", "rebeliões" e outras manifestações violentas é aceitar aqueles que agem conforme seus interesses, embora se saiba que, ao chegar ao poder estes elementos agirão de forma truculenta, torturando e matando seus opositores.
Por isso a origem de fotos, comunicados, declarações é café pequeno diante de tudo que vem ocorrendo no Oriente Médio.
Qualquer opositor, em qualquer nação vizinha a Síria irá mostrar a versão.
O que não se pode ser é cínico, e desconhecer a realidade do Oriente Médio como uma realidade medieval, de déspotas esclarecidos, que cometem crimes e agem da maneira que melhor lhes convir.