sábado, 2 de fevereiro de 2008

O jornalismo raivoso

Luis Nassif começou em seu blog uma série de “posts” metendo o pau na “VEJA”.
Para entender essa história tem que se ir mais fundo, e chegar na "guerra dos blogs".
Nos dias de “mensalão” a internet foi a grande editoria dos fatos.
Ricardo Noblat foi um que deitou e rolou, saindo do limbo que o CB o colocou pro “Estadão” e depois pro “Globo”.
Nascia ali, com a inércia do governo em produzir fatos, e os comentários de uns poucos petistas nos blogs o "jornalismo raivoso".
Os fundos de pensão, acionistas da Brasil Telecom saíram em socorro e adquiriram o "Portal IG".
Montou-se então uma trincheira de pesos pesados do jornalismo, comandados pela pena lacerdista do Paulo Henrique Amorim - conhecidos por alguns por PACO.
Turbinados por uma montanha de dinheiro despejado pelas estatais nos “diginews” de cada um criaram a mística da "mídia golpista", norteados pelo Diretório Central do PT. E elegeram seus alvos: ESP, FSP, O Globo, VEJA - o quarteto do mal, que demorou a reagir à estratégia.
VEJA, a última a perceber (e reagir) contratou Reinaldo Azevedo e deu voz a chamada “direita”.
Pronto... Foi a senha pra radicalização! Quem era PT começou a ser “petralha”, e quem era tucano, “tucanalha”.
Podres e mais podres começaram a vir a tona, sendo as estrelas PHA e Luis Nassif. Outros blogs surgiram na linha de um ou do outro, encejando a tal da TV-Pública, que desalojou das “trincheiras” uma porção de jornalistas 5 estrelas que insistiam em dizer que “não tinham cor política” (o bom dessa história é que agora já se pode reler o blog de todos eles sabendo-se de que lado estavam).
Ai foi fácil alinhar, de um lado “os que ganham algum de quem”, e do outro “os que querem algum de outros” (se é que me entendem).
O resto é conversa mole. O que está em jogo é ver quem agrada mais a quem lhe paga, apontando em “hits” de acesso a página de um ou outro, fomentando a turba ensandecida a enviar comentários e emitir opinião sobre essa ridícula guerra partidária que se instalou no jornalismo digital.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pela divisão do Rio de Janeiro ao meio!

Vou dar o meu pitaco nessa história da briga do Jornal "O Globo" com o prefeito do Rio. Se for pra não pagar o IPTU porque não pedir logo a emancipação da Barra e da ZS do resto da cidade? Ou então adotar aquela idéia do pançudo lá de Furnas, que já foi prefeito da cidade, e cercar as favelas pra transformá-las em zoológicos da pobreza e da criminalidade? Agora vem "O Globo", que ao que parece é partidário da candidatura de duas dondocas da Zona Sul a prefeitura, com esse papo de que o carioca (certamente o da ZS e Barra) paga um dos epífitos mais caros do Brasil, depois de São Paulo e Florianópolis. Santa estatística, que não leva em conta a enorme quantidade de gente que mora em favelas e que não paga nada. E porque teria que ser menor, se a cidade dispõe de um dos metros quadrado mais caro do mundo devido as suas belezas naturais? O carioca da ZS e Barra dispõem de equipamentos urbanos modernos, recém construídos para o PAN, e mantidos com o suor de todos, pagando uma mixaria. Parem de encher o saco do prefeito e cobrem do Lula políticas sociais que dêem renda aos pobres para pagar por aquilo de bom e belo que também desfrutam da cidade.