quarta-feira, 31 de julho de 2013

Como o Laser Opinativo Pode se Transformar numa Idéia Fixa

Um amigo demonstrou sua preocupação numa roda de bate-papo, de como aquilo que se diz e escreve nas redes sociais pode se voltar contra nós.
Respondi-lhe quase brincando: “Uma simples anotação nos arquivos da NSA!”
A primeira lição que se deve tirar de todo esse bafafá em torno do vazamento de informações é a de que não se deve envolver os amigos em nossas batalhas pessoais, questões partidárias ou de política internacional.
Publicar citações a nomes, e opiniões expressas na rede em um blog então, nem pensar! Nem por um simples gesto de elogio.
Para os que controlam a ordem política mundial, ou mesmo local, essa associação já estaria dando ao grupo conotação de quadrilha ou bando.
Embora este blog se inspire em muito nas idéias libertárias de um político americano de direita, Ron Paul, que do alto da sua "maior-idade" insiste em lutar pelas liberdades individuais, tenho o cuidado de aqui não envolver terceiros. As querelas e opiniões do blog são minhas e dos seus colaboradores, e ninguém tem nada a ver com isso! Afinal vivemos numa democracia.
Mesmo louca a ideia, deve-se sempre tomar cuidado com aquilo que“curtimos”, e com a natureza da opinião de um amigo numa rede social. Vai que ele é um “terrorista”, um louco a serviço de algum exótico grupo?
Tanto no caso de Bradley Manning, que denunciou os equívocos e atrocidades cometidas pelos americanos, vazando milhares de documentos secretos dos EUA, quanto no dos "loucos" irmãos Tsarnaev (aqueles dos atentados em Boston), a polícia esmiuçou cada cantinho de suas redes sociais, e muita gente que deu um simples "curtir" num comentário teve que dar explicações.
Embora conservadora essa posição deve-se ao fato que meus amigos estão quase todos na ativa, já passaram da idade em que os arroubos juvenis lhes torravam a cabeça, e podem querer um dia, por laser ou a trabalho viajar para a América ou Europa, ou a algum país do extremo Oriente.
Como ficou demonstrado pela publicação dos documentos divulgados por Edward Snowden, os informes da NSA são usados para diversos fins, quiçá para a concessão de vistos.
Como já estou na “reserva” posso usar minhas energias e bater forte, sem medo, buscando influir com um pontinho nos "trendings" que irão balizar as decisões dos poderosos, denunciando injustiças e agressões a liberdade como um todo.
Mesmo assim sem a paranoia de me deixar envolver pelo medo que os americanos estão querendo colocar nos denunciantes e ativistas pelos direitos civis, com sua guerra particular.
Reafirmo que continuo a pensar por minha própria cabeça, e para mim isso só basta!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Rescaldos da Visita do Papa

"Fico pasmo com toda essa onda que vem se formando em torno da visita do Papa ao Brasil.
De um lado a imprensa tentando manipular suas declarações em entrevistas, em contraposição aos custos da sua visita.
Do outro, os das religiões concorrentes ao catolicismo a distilar ilações as mais espúrias a desfazer a sua imagem de pontífice.
Quem conhece ou estuda a doutrina da Igreja não se deixou levar por aquilo que foi dito pelo Papa Francisco, sob o cunho moral daquilo que é base da sua fé.
Em nenhuma das entrevistas que vi, ouvi e assisti não antevi mudanças. Sexualidade, casamento, nascimento e vida nada disso mudou ou irá mudar.
Tentar enquadrar o Papa em pegadinhas, colocá-lo como favorável a essa ou aquela corrente, para depois jogá-lo as garras da opinião pública como devedor de uma corrente é um desserviço a esperança que deixou em nosso povo.
Sabemos que os meandros do poder, certas correntes e o próprio pontificado irão chamá-lo a reafirmar a posição da Igreja brevemente.
Não se iludam, assim como nos iludimos com Barack Obama, David Cameron e François Hollande, a coalizão do mal que nos fez pensar que a guerra e os assassinatos de inocentes iriam cessar, também com o Papa Francisco não nos iludamos com relação a sua doutrina e os mandamentos da sua Igreja.
Quanto as demais correntes religiosas, que num primeiro momento pareciam ter aceito o diálogo, num segundo momento, subliminarmente, por inveja ou por sórdida campanha começam a fazer ilações inapropriadas a fatos e atitudes do Papa Francisco.
Por exemplo, aquela despedida na Base Aérea do Galeão ao lado do Vice-Presidente da República, Michel Temer foi uma cerimônia de estado.
Embora políticos inescrupulosos tenham se aproveitado da situação, ali estavam o chefe de uma nação com assento na ONU, o Vaticano, e o representante de um país, o Brasil.
Só fui saber que Michel Temer era maçom agora, o que para mim nada é demais.
Mas por descrença ou má fé, os praticantes de outras religiões chamam a doutrina da maçonaria de "satanismo", e assim estão a divulgar pelas redes, numa ilação de que Deus esteve ao lado do Diabo.
E mais. Transformaram uma rápida prece em frente a uma Igreja numa visita a um culto, como se ele a entrada dele num templo da Assembléia de Deus na comunidade de Varginha não fosse causar um imensa fuzuê, ainda mais fora da agenda. 
A esses só tenho a dizer que cuidem dos escândalos da sua fé, e deixem o Papa Francisco em paz!
À imprensa, a frase do Rei da Espanha diante de Hugo Chaves: "Que se calem!"