sábado, 19 de maio de 2007

Será que a carne é a mesma?

Perguntar não ofende: será que o interesse de Vossa Majestade, o Rei Luiz na construção da hidrelétrica do Rio Madeira é o mesmo do assessor do Ministro Silas Rondeau preso na "operação navalha"?
Já que Gustavo Franco e Luis Nassif não se bicam fiz ao segundo às perguntas que o primeiro lhe faria num debate sobre as "idéias ruins" da bem sucedida política econômica que Vossa Majestade, o Rei Luiz herdou do FHC:
1)Por que abrir mão da grana que daria a venda do BESC em favor do BB que tem ações na Bolsa?
2)Por que criar o Banco do Sul se já existe a FONPLATA?
3)Por que continua a isenção de impostos para as aplicações em títulos do tesouro de não-residentes no Brasil?
4)Essa até já sei tua resposta, mas vou perguntar: por que as isenções de impostos genéricas ou específicas se o problema do dólar é o superávit comercial?
5)Por que a desoneração fiscal está se dando de forma seletiva e não geral, se o problema é reduzir o "Custo Brasil"?
6)Nesse caso, da redução do "Custo Brasil" não seria melhor a entrada em vigor da chamada "Emenda 3"?
7)E no embalo, por que não desonerar ainda mais as empresas já que está sobrando dinheiro do FGTS?
8)O aumento do nível de endividamento dos Estados é realmente um "escândalo"?

quinta-feira, 17 de maio de 2007

O último a sair apaga a luz

Duas opiniões refletem o estado de desânimo que está se abatendo sobre a nação.

Luiz Nassif diz que "estão destruindo o país", e que este processo de substituição da produção nacional pela importada "é a pá de cal nos sonhos de várias gerações de que poderíamos criar uma nação rica e justa... é um processo infernal , em que se aliam o mercado esperto e uma opinião pública que despreza qualquer forma de trabalho produtivo."

Josias de Souza diz referindo-se a corrupção constante que "a repetição absurda deixa uma sensação de cansaço, de que não adianta. Resta a incômoda constatação de que reina no Brasil a inconseqüência. Ninguém paga por nada. Ora livram-se na Justiça ora são salvos pelo voto. Ninguém parece ter biografia. Ou, por outra, todo mundo é eterno candidato à reabsolvição. As urnas conferem às almas delituosas o direito à eterna regeneração. Os crimes do poder, entre nós, não acabam em castigo".

O PAÍS ACABOU! AS FIGURAS A QUEM DEDICAMOS NOSSOS IDEAIS DESTRUIRAM NOSSOS SONHOS E NOS ENTREGARAM A SANHA DOS ENTREGUISTAS E SANGUESSUGAS VILENPEDIADORES DO NOSSO SENTIMENTO DE NAÇÃO.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Como fede essa fé!

Bastou o Papa levantar vôo para ser levantada a tampa do mal-cheiroso esgoto da fé on-line. Josias de Souza descobriu "a vela de Nazaré", um site que acende velas na famosa igreja. A história é velha! Por aqui existe o site http://meusanto.com.br. Além de vela eles até rezam por você. Tudo em troca da graça divina e dinheiro para comprar santinho. Se fuçar já deve ter site de evangélicos e outras religiões adotando a mesma técnica. É bom ele ir se acostumando, pois na web tem malandro para tudo. Daqui a pouco vão lançar o "despacho on-line". Ou será que já tem?

terça-feira, 15 de maio de 2007

Vai trabalhar, vagabundo!

Pergunte a qualquer patrão: férias de 90 dias é coisa de vagabundo. VOSSA MAJESTADE, O REI LUIZ chamou os funcionários públicos de "vagabundos" ao fazerem greve e ficarem "90, 100 sem trabalhar, e receberem o salário integral". Ou não?

Maitê Proença e os bingos

Maitê Proença acaba de ter uma idéia genial pra liberar a jogatina. Segue:

"Minha sugestão então, é a seguinte:

Por que não permitir a abertura do jogo no polígono das secas, criando uma Las Vegas brasileira e fixando o retirante na região? Tudo seria financiado por mega empresários do showbussines que esperam ansiosos por essa liberação. Milhares de empregos seriam gerados durante as obras de execução, e posteriormente, com o funcionamento dos cassinos, restaurantes, teatros, etc, o cidadão local se readaptaria para trabalhar nas mais diversas atividades. Las Vegas, que foi um dia apenas um deserto inóspito, é hoje dos metros quadrados mais valorizados do planeta. Com o polígono pode acontecer o mesmo, e ainda promoveríamos, mesmo que tardiamente, a dignidade do homem que vive ali.Levar a vida como bailarino ou crupiê deve ser bem mais bacana que se equilibrar na corda injusta da fome."

Maitê Proença

A entrevista (final)

E por nada mais ter sido permitido lhe perguntar VOSSA MAJESTADE, O REI LUIZ retirou-se trajando seu manto real de hipocrisia e empáfia "como nunca ouve antes neste país".

A entrevista (15)

Sobre a violência do crime organizado:

Não existiram políticas. O crime avançou e a segurança pública já era! Força Nacional Tabajara, Presídios de Recreio, ações que não levam a lugar nenhum. A juventude entregue ao "Deus dará". O tome blá-blá-blá. PAC disso, PAC daquilo, como se tudo tivesse começado agora. QUATRO ANOS, eu disse QUATRO ANOS... E não fez nada! Nada! Só enrola, enrola, enrola. E ainda tem a cara de pau de dizer que irá usar o PAN para "experimentar" em segurança.

A entrevista (14)

Sobre a aproximação com os "entreguistas" do PSDB:

Como Getúlio Vargas tenta dividir para governar. Vergonha essa oposição que se presta a esse papel. No primeiro mandato fez questão de marcar terreno: PSDB de um lado, PT do outro. Mas tudo ainda é só começo. Ano que vem teremos eleições. Vamos ver se o namoro continua.

A entrevista (13)

Sobre o equilíbrio fiscal:

Meu Deus do céu... Que entrevistinha chinfrim! O maior enrolador da nação dando aula a quem já sabe a lição. Os governos estaduais e municipais estão atolados em dívidas provocadas por essa absurda taxa de juros. O governo federal usa mal os seus recursos, com uma máquina pública inchada, e não quer premiar a quem vem fazendo imensos sacrifícios para estar em dia com seus compromissos, deixando de pagar inclusive funcionalismo.

A entrevista (12)

Sobre os juros:

Quem elege a diretoria do BACEN é o governo. Os juros não caem porque o governo não quer. É o governo dos banqueiros, do poder econômico, a serviço da nova burocracia financeira governamental, dos fundos de pensão e da agiotagem. Este spread bancário é uma vergonha que só faz mal ao bolso do povo.

A entrevista (11)

Sobre a crise do apagão:

A montanha de dinheiro gasta pela Infraero em propaganda, e que foi utilizada na reeleição o foi com o conhecimento do governo, sim! Tentar se explicar a crise com a crise é papo! A crise é de gestão, de fazer aeroporto bonitinho para vencer eleição ao invés de investir em infra-estrutura. Foram 4 anos sem fazer nada!

A entrevista (10)

Sobre o etanol:

Ainda oferece a mão de obra escrava para esse pessoal! E não só a brasileira, a de todo o mundo pobre! Vai faltar terra para plantar comida. Uma anarquia... Vaidade de quem só pensa no interesse econômico dos usineiros. Os erros estão ai: usinas e mais usinas atrás de financiamento público para arrasar com o plantio de alimentos, um ufanismo idiota que não leva em conta o interesse do povo, e da massa trabalhadora escravizada.

A entrevista (9)

Sobre imperialismo e América Latina:

Existe uma diferença entre um grande país e um país imperialista. Nos governos anteriores da AL o Brasil sempre foi visto como uma nação amiga, de grande potencial econômico. Com o populismo que impera agora, e os novos "amigos" que conquistamos fomos transformados em "bode expiatório" das mazelas do continente. A política imperialista do Bush é co-irmã dessa política brasileira, que intervêm no Haiti e padece de complexo de inferioridade entregando o ouro ao bandido.

A entrevista (8)

Sobre o câmbio:

Governo dos banqueiros, sim! Bateram no tal do "câmbio valorizado" do FHC, e agora usam o câmbio como política econômica, manipulado em favor de uma inflação baixa, do interesse dos espculadores financeiros que nunca lucraram tanto quanto nesse governo. Mas não se iludam, ainda vai piorar. Mais firmas irão fechar, e a economia nacional sucateada de vez.

A entrevista (7)

Sobre a coalizão:

Geddel, Mangabeira e outros que acusaram o governo de "o mais corrupto da história" são "forças vivas da sociedade civil", os 15% que faltavam pra completar o bolo. Papo, mais papo! Falta de ética e de vergonha na cara! Partidecos sem moral que dão apoio as ambições pessoais desses sujeitos que mudam de opinião como quem muda de camisa. Não se trata de evolução, e sim de moral. O mundo não é todo assim tem gente que tem caráter.

A entrevista (6)

Sobre eleições:

Parece FHC falando: "O PSDB tem o cargo mais importante da República". A vontade de estar no palanque é o desejo de se perpetuar. Quer porque quer se suceder fazer o sucessor.

A entrevista (5)

Sobre as relações com o Congresso:

Tá enrolando! Tá enrolando! Como já fez no primeiro mandato, e recentemente com os Prefeitos está tentando levar no bico os governadores na questão da DRU e da CPMF. Não quer repartir e pronto! E ainda tem a cara de pau de dizer que não existe votação em torno de cargos. Que coalizão é esta em que o PT não cede, e todas as indicações de cargos são feitas pelo governo? Envolver o PSDB para pressionar os que querem cargos é papo! É bom pras esses canalhas do Tasso Jereissati e Aécio Neves tomarem vergonha na cara. Não foram eleitos para serem cooptados e sim para governar em favor do povo.

A entrevista (4)

Sobre o PAC e o meio ambiente:

O IBAMA está em greve porque se desmantelou a estrutura para se ter aprovado os projetos de interesse do PAC. Há quanto tempo este Instituto Chico Mendes vem sendo planejado? Houve discussão com os técnicos? Um governo que vive na base do "esqueçam como eu fui no passado", e dá esta violenta guinada à direita deixando na mão antigos companheiros (Chico Mendes deve estar incomodado no túmulo) dos movimentos ecológicos... Não dá pra aceitar com tranqüilidade. Estão querendo comer o bagre assado pra jogar fora a salada de pepino. E não me venha com esse marketing do custo hidroelétrico.

A entrevista (3)

Sobre a reeleição:

Ah! Ah! Ah! Me engana que eu gosto. Ser contra a reeleição e ser reeleito, articular 2010 a partir de 2007... Difícil acreditar que não quer ficar.

A entrevista (2)

Sobre o aborto:

O Ministro da Saúde tinha afirmado que dentro do governo a questão do aborto era uma questão fechada. Agora o governo afirma que não irá conduzir ao Congresso uma legislação sobre o assunto. Bendito Papa! Bastou ele sair e a questão deixar de ser uma questão de comportamento, e sim de ordem moral e de saúde. Ou seja, já existe legislação sobre o assunto na área da saúde, se quiserem avançar mais que avancem.

A entrevista (1)

Sobre greve:

Quem te viu e quem te vê. Sempre fizeram greves políticas, e greves para receber dias parados. Agora querem mudar tudo pelo fato do sindicalismo do serviço público estar se bandeando para o lado das centrais ditas radicais.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

De corrupto em corrupto o Juca enche o papo

O dramaturgo e ator Juca de Oliveira estréia no próximo dia 18 de maio, no Teatro Raul Cortez, em São Paulo, a peça “Às Favas Com os Escrúpulos”.
O tema da peça é a corrupção de um senador, o Senador Bernardo, casado há 53 anos com uma professora universitária aposentada (Bibi Ferreira), que além de ter uma amante (Adriane Galisteu), rouba com estilo.
Interessante como os personagens do Juca sobrevivem com grande mobilidade. Saem de um governo e entram em outro com a maior cara de pau. Ainda bem que temos o teatro pra mostrar a eles como são verdadeiramente, sempre maioria, amigos de sindicalistas, jornalistas e ministros. De presidente em presidente todos se servem deles sem a menor cerimônia.
Isso é que é país! Ainda tem gente ingênua a insinuar golpe com uma camarilha dessas ao seu lado. Melhor é impossível: ninguém cai sustentado por amigos deste tipo.

E agora, José?

Semana que vem VOSSA MAJESTADE, O REI LUIZ ganhará uma excelente oportunidade para sair de cima do muro e acabar com a jogatina dos bingos e loterias no Brasil: o STF irá aprovar a súmula vinculante que determina que somente o governo federal poderá legislar sobre o assunto. Com isso saem de cena os congressistas e a oposição, acusada por José Dirceu de ir da "prevaricação a leniência, da conivência ao cinismo", por não ter ajudado a aprovar a MP-DOS-BINGOS, e voltam os "waldomiros diniz" com seus poderosos lobbys e corruptores. Excelente chance para o ex-deputado José Dirceu demonstrar de que lado verdadeiramente está, se ao lado dos contraventores ou da sociedade que tanto aplaudiu a ação da Polícia Federal contra a "mafia dos caça-níqueis".

O jogo das verdades e mentiras

José Dirceu ficou irritado com o artigo "O País do Jogo" de um vereador da cidade de São Paulo publicado na "Folha". Tenta passar para a oposição a responsabilidade pela jogatina, e nomeia entre as causas a rejeição da chamada "MP-DOS-BINGOS". A MP-DOS-BINGOS foi enviada pelo REI LUIZ no momento em que os trabalhadores do setor, organizados pressionavam o congresso. E o crescimento dos bingos se deu como já afirmou Zé Diceu diversas vezes em seu blog pela edição das Leis Zico e Pelé. Nada a ver com a leniência da oposição. É sabido que as posturas municipais não alcançam as liminares, que só agora começam a cair. O problema é que os bingueiros pagaram por uma regulamentação nos tempos do Waldomiro Diniz e não levaram. E quem não deixou levar foi a precipitação do escândalo que acabou envolvendo Zé Dirceu. Leve o governo a proibição do jogo ao Congresso agora e terá aprovação. Não pode é ficar com esse joguinho de morde e assopra, como no caso das leis que envolvem a segurança. Quando quer perder para sair ganhando o governo Lula se manifesta. Quando quer ganhar de verdade edita medida provisória e obtém a vitória. Se tivesse peito e coragem encararia os grandes temas do cotidiano de frente. Afinal, como diz Zé Dirceu VOSSA MAJESTADE, O REI LUIZ NÃO FOI ELEITO COM 63% DOS VOTOS? Saudade daquele tempo em Zé Dirceu estava no governo e partia pro pau, sem medo de ficar mal na foto, como quer Vossa Majestade, o Rei Luiz que quer se transformar numa figura mitológica, sem nenhum colorido ideológico, ora a direita, ora a esquerda, e passar para a história do anedotário futebolístico.

Jornalismo na Internet (II)

Sobre o post de Bob Devasso "Jornalismo na Internet " manifestou-se o jornalista Mauro Malin, a quem foi enviado como comentário:

"Sobre Reinaldo Azevedo e Paulo Henrique Amorim não posso opinar, por falta de tempo para lê-los. Mainardi escreve na revista de maior circulação do país. Não pode ser ignorado. O que é "entregar o outro"? Afirmar convicções? Por que não? O que não se concebe é que o jornalista faça seu trabalho à luz do estatuto ou do programa de um partido político, ou à luz de uma simpatia pessoal, ou à vista de um "jabá", ou para tirar vantagem pessoal de qualquer tipo. Jornalista. Leitor pode escrever o que quiser, dentro das regras vigentes no site."

Totalitarismo e TV-Pública

Sobre o debate da TV-Pública recebi email com o seguinte comentário:

"Caro amigo, foi com muita alegria que li seu comentário sobre TV-Pública, pois já tinha dado como certa a cegueira nacional e latina americana sobre nossos lideres totalitaristas que devagar estão se apoderando dos governos deste continente. Acho mesmo que o povo não gosta de democracia e de honestidade, pois eleger um congresso como esse depois de tudo que ocorreu é falta de vergonha na cara. Um abraço. R. N. da S.."

As "Normas de Conduta" do Estadão

Embora não concorde com elas (sou um libertário conservador que defende a total liberdade de manifestação), seguem as "Normas de Conduta" para publicação de comentários nos posts e artigos dos blogs do "Estadão":

1 - Este blog incentiva o debate responsável. É aberto a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas. Serão deletados comentários contendo: » insulto » difamação » manifestações de ódio e preconceito;

2 - É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados: » ataques pessoais » ameaças » exposição da privacidade alheia » perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;

3 - Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;

4 - Este blog defende discussões transparentes. Não se dispõe a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza;

5 - Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias;

6 - Ao critério do blogueiro, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

A polícia da imprensa

Agora que o jornal "Estado de São Paulo" publicou as "normas para comentários" em blogs da sua publicação on-line proponho aqueles que tiverem seus comentários rejeitados, a criação da tarja abaixo:

Desculpe-me o reenvio do meu comentário.
Está é mais uma chance para testar a democracia do (preencher o nome do veículo ou blog).
Este comentário passou pelo crivo das normas de publicação do "Estadão".

A propósito: quando é que o "Observatório da Imprensa", o "Conversa Afiada", o "Blog do Dirceu", e outros que se arvoram em "polícia da imprensa" irão publicar as suas normas de comentários de artigos e blogs? Uma boa oportunidade para o futuro DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) do governo de Vossa Majestade, o Rei Luiz desfiar sua cartilha.

Jornalismo na internet

A radicalização em torno do governo de Vossa Majestade, o Rei Luiz tem levado muita gente do meio jornalístico ao devaneio, ao tentar analisar o comportamento da imprensa pró ou contra o autoritarismo do nosso querido e amado Rei. Este é o estilo de jornalismo de opinião que está vendendo hoje em dia... Ou não?. Diogo Mainardi, Paulo Henrique Amorim, Reinaldo Azevedo, e outros vêm praticando um estilo de jornalismo que poderia ser chamado de "irritando o adversário". Diogo Mainardi com o "Lula é cria de Geisel", Paulo Henrique Amorim com "a CPI do Apagão foi um golpe da mídia para derrubar o Governo Lula", Reinaldo Azevedo com "mafaldinhas e remelentos" (abordando a invasão da USP) são exemplos do jornalismo engajado pró e contra. Tem espaço, e leitores que se satisfazem com a irritação que lhes trazem o estilo das suas colocações, ou o humor da sua picardia. O que eu acho engraçado é a capacidade dos colegas que não se dizem engajados de irritarem com eles. Acabam entregando o ouro e demonstrando de que lado estão. Não creio que estejam em buscam das verdades ou das mentiras contidas nas matérias de Mainardi, PHA e Reinaldo. Buscam tomar o lado, se engajar sem deixar transparecer ao leitor o verdadeiro lado em que estão. Ou eles acham que os donos de Veja e do Portal BT/IG não estão satisfeitos com os lucros que eles lhe dão? Veja é ser lida pelo leitor de Veja e não pelos do Portal BT/IG, e vice-versa. Quem não for há de se preparar para "ficar irritado". Ou então para escrever artigos com idéias e sem nenhum estilo.

domingo, 13 de maio de 2007

O tamanho do caixa dois

R$ 5,8 bilhões
Esse é o tamanho da corrupção política no Brasil de 1989 a 2005.
O número foi apurado pela Ordem dos Parlamentares do Brasil, organização fundação por Ulisses Guimarães, e tem por base as denúncias feitas por diversas CPIs, entre elas a de PC Farias, a dos Anões do Orçamento e a roubalheira no governo de Vossa Majustade, o Rei Luiz, comparativamente com as prestações de conta ao TSE.

O show do autoritarismo

Pela sua idade, os novos censores da "república da lingua presa" já estão sendo chamados de "Os Menudos do Lula".