sábado, 30 de setembro de 2006

Lula não foi ao debate porque não sabia

A esperança ainda não venceu o medo

Porque prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Transcrevo texto de Martin Niemöller de 1933.
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar...".

O helicóptero cai, mas eles sobrevivem

Lendo a notícia da queda do helicóptero onde estavam Renan Calheiros e Teotonio Vilela Filho me veio a questão: como separar o joio do trigo em política? Renan Calheiros foi o articulador da candidatura Collor a presidência, Ministro da Justiça de FHC e presidente do Senado pertencente a base de apoio do Lula. Teotônio Vilela (filho do saudoso senador, homem de impecável caráter) foi o governador do PSDB que mais verbas recebeu de emendas parlamentares no Govêrno Lula. Agora temos o quase retorno ao Senado do ex-presidente Fernando Collor, um dos maiores desafetos do PT e do Lula no passado, responsáveis em genero, numero e grau pelo se impedimento, e que, ao que tudo parece teve por trás da sua candidatura o dedinho do Lula. Faltou personagem nessa queda do helicóptero.

Bronca é arma de otário! (2)

José Dirceu em seu blog não se conforma com a implosão do complô do dossiê. Levanta a tese da "conspiração eleitoral", e afirma que as fotos do dinheiro foram compradas. Não é o que afirma o noticiário do portal G1. Ô Zé! Bronca é arma de otário! Você está parecendo um daqueles "aloprados" do atentado do Riocentro reagindo a explosão da bomba no seu colo. Pelo menos nessa fica frio.

Tão Lula como antes (2)

Se como diz o "Blog do Tão" a imprensa nacional é anti-Lula, o mesmo não se poderia dizer da internacional. O site da BBC publica a repercussão da ausência do Lula ao debate da Globo nos noticiários da América Latina.

"A franquia da compra de votos com comida"

Agora é o jornal "Financial Times" que analisa o "sucesso" do Lula junto ao eleitorado mais pobre. Leia no site da BBC a matéria onde o jornal chama o Bolsa-Família de "franquia" transferida do PMDB/PFL para o PT.

Tão Lula como antes

O jornalista Tão Gomes Dias defende a tese em seu blog que a Imprensa é anti-Lula. Não é o que pensa o mais radical dos partidos que concorrem contra o Lula, o Partido da Causa Operária (PCO). Em sua propaganda no horário político emitiu um comunicado, que já virou "cult" no qual bradava que havia um complô da Imprensa para eleger o Lula. Opinião como esta, vinda de um Partido da chamada esquerda ultra-radical, não pode ser mais isenta. Fazer uma análise a partir do noticiário dos últimos 15 dias é, no mínimo querer tapar o sol com a peneira.

O avião da Gol

Que Deus abençoe os 155 passageiros do avião da Gol. Tomara tenha restado sobreviventes...

Irmãos siameses

Cada vez mais os Estados Unidos vem se parecendo com o estado de Israel. Depois de permitir o bombardeio de qualquer local do mundo onde acreditem haver inimigos, à revelia da ONU, e adotar a tortura como prática oficial, agora aprova a construção de um muro de 1200 km na fronteira com o México. Dessa maneira fica difícil acreditar que viveremos num mundo de paz e de fraternidade, sem radicalismos de todas as partes.

O Golpe do PHA

Ao contrario do que insinou o jornalista Paulo Henrique Amorim as urnas eletrônicas brasileiras são seguras. A afirmação foi feita em matéria da revista americana "Technology Review" onde se diz que as medidas tomadas para garantir a segurança da votação eletrônica, como a avaliação do software das urnas por auditores independentes, os testes de algumas máquinas, escolhidas aleatoriamente, depois das votações e a fiscalização do processo pelo Tribunal Superior Eleitoral garante a confiabilidade dos resultados. A matéria diz (versão do blog de Renato Cruz) que aqui "é bem diferente dos EUA, onde as companhias privadas de software de votação se recusam a permitir auditoria independente, as eleições são gerenciadas por políticos de partidos, os tribunais federais são relutantes em intervir nas eleições, realizadas pelos Estados, e as agências federais envolvidas têm pouco poder para investigar, muito menos para resolver disputas."

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Agora os dolares...



Um minuto depois das fotos do dinheiro apreedido com Gedimar Pereira Passos, membro do comite de campanha do Presidente Lula terem sido estampadas site do Jornal ESP, este blog tratou de reproduzí-la. Agora o PT está entrando com uma ação no TSE para censurar sua exibição no JN. Antes que eles consigam impedir esta divulgação fica o registro do calhamaço de dolares apreendidos para, como disse José Dirceu em seu blog acabar com o "Xuxu". Esta eleição esta ficando cada vez mais parecida com a de 1998. Acusações de "golpe de estado", "melação" e até censura.

A foto do dinheiro


Finalmente apareceu a foto do 1,7 milhão real/dolar apreendido pela PF durante o escândalo do dossiêgate. Pena que a propaganda eleitoral já terminou e pouco gente vai ficar sabendo da notícia. Graças a uma ação eficiente do "ministro/advogado do Lula" Marcio Thomas Bastos, politicamente nada mais pode ser feito. Sem propaganda, sem debates, só resta o JN para repercutir.

O que Lula disse na posse

Indicação de link do Youtube futa pelo ex-blog do Cesar Maia hoje.
http://www.youtube.com/watch?v=eFjnQbhIGb8&mode=related&search

Porque Cristovam 12

PORQUE CRISTOVAM 12

"Eu sou um guerrilheiro. Guerrilheiro não faz guerrilha apenas para ganhar - faz também para defender posições". (Cristovam Buarque)

Para suceder Lula, o Blog do Bira apóia a candidatura de Cristovam Buarque do PDT.
Engenheiro e economista, Cristovam Buarque dedicou-se nos últimos 12 anos a fazer política.
Aos 62 anos, o candidato do PDT foi governador de Brasília, senador e ministro da Educação. Antes havia sido Reitor da Universidade de Brasília.
Entre as idéias que teve e que realizou como governador, duas se destacam : o respeito à faixa de pedestre, estilo de convivência pacífica entre carro e habitante que entre nós só existe em Brasília; e o Bolsa-Escola, programa de resgate da população pobre por meio da educação.
O programa já foi adotado por mais de 20 países.
Apesar de aparecer nas pesquisas com apenas 2% das intenções de voto, Cristovam Buarque conseguiu a proeza de pôr a Educação na agenda das eleições deste ano.
Depois que ele começou a falar sobre o assunto de forma obsessiva, a Educação passou a ser apontada como uma das prioridades nos programas de governo dos demais candidatos. Cristovam Buarque tem um perfil político que o diferencia da maioria conservadora à direita e à esquerda que domina o Congresso.
Também pesou na escolha feita por este blog o fato de o PDT do senador ser um dos poucos partidos que não se envolveram nos escândalos do governo Lula – mensalão, sanguessugas, vampiros, compra de dossiês, etc....
Em desfavor de Cristovam Buarque se poderá dizer que é um sonhador. Que tem uma dezena de idéias por minuto - e que não consegue realizar a maioria delas, o que é natural.
Mas ele deixou o governo de Brasília com um índice de aprovação superior a 80%. E não se conhece uma única história que ponha em dúvida sua imagem de político digno e coerente" .

por: Ricardo Noblat

Heloisa Helena venceu o debate da Globo

Além do povo brasileiro e da democracia, a grande vencedora do debate foi a Heloisa Helena. Não foi a toa que o Lula ficou com medo dela. Demonstrou coerência no dircurso e honestidade nas palavras. TerminouHeloísa Helena terminou com a voz embargada se dizendo orgulhosa da sua campanha:

"- Estou muito tranqüila com a minha consciência. Digo aos meus filhos todos os dias que é proibido roubar. Pena que o presidente Lula não esteja aqui para dizer (a ele) o contrário do que ele faz na sua vida, na sua casa, no seu partido e no seu governo. Quero agradecer de coração às crianças que foram presença marcante (embarga a voz), à juventude, às mulheres muito poderosas, aos homens que sempre diziam em solidariedade "os homens não deram certo, agora é a vez de uma mulher" e aos idosos que pareciam estar substituindo o pai que não tive, que perdi quando era muito bebezinha."

Embora votando no Cristovam Buarque vou guardar com carinho o seu autógrafo (onde me manda um beijo), e a lembrança do encontro emocionado que tive com ela em Copacabana.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

"Ame Lula se você é pobre, preocupe-se se você não é"

Este é o título de uma matéria da revista americana "The Economist", tentando encontrar a razão dos números do Presidente Lula nas pesquisas. Tomo conhecimento da mesma enquanto assisto ao debate da Globo. Que vergonha Lula não ter ido! Como disse em outro post parece medo de mulher, no caso a Heloisa Helena, que está lá, destilando o seu ressentimento, acumulando todo o passivo de currupção do governo Lula para demonstrar a sua diferença, sem ter a resposta do presidente/candidato.

Choro de perdedor

Paulo Henrique Amorim porta-voz oficial da imprensa petista dá uma pista em seu Blog de hoje, de como irá se comportar o governo no caso de uma eventual derrota no primeiro turno. Ele propõe uma pesquisa com a seguinte frase: "Você confia na urna eletrônica?". Além da impropriedade do momento - vésperas de uma acirrada eleição -, lançar uma pesquisa dessas, só pode ter como objetivo acusar o TSE de ter fraudado a eleição, no caso de uma derrota de Lula no primeiro turno. A urna eletrônica tem sido elogiada por todos, e inclusive levada para outros países que importaram nosso modelo de votação. Volta e meia sua eficácia é questionada, e suas virtudes sempre superam eventuais contestações. O que não se entende é que seja levada como argumento para o centro das discussões em torno do "dossiêgate". Se Lula tiver que vencer no primeiro turno paciência, as pesquisas indicam esta possibilidade. Agora, querer "melar" o resultado no caso de uma eventual derrota do Lula é demais.

A Febem vai ficar cheia...

"Tem mais é que mandar esses ‘meninos’ para a Febem".
(Senador Heráclito Fortes (PFL-PI), ironizando o “paizão” Lula e a gangue do dossiê).

Lula tem medo de mulher

Carlos Augusto Montenegro, do IBOPE confirma a observação deste blog de que o medo do Lula em comparecer ao debate é se confrontar com ódio da Heloisa Helena. Se acontecer vai ser a batalha dos ressentidos, Lula por FHC, HeloisaHelena por Lula.

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Direito de resposta

Resolvi transcrever o texto do jornalista Clovis Rossi que ensejou um direito de resposta ao PT. Como senti na carne a censura optei pela transgressão, da mesma forma que fiz gravando o que tinha sido censurado, e assumindo os riscos pelo meu ato.

"COMO SE FAZ UMA QUADRILHA"
por Clovis Rossi

“Oded Grajew, empresário que foi dos primeiros da espécie a aderir ao lulo-petismo, bem antes do poder, matou faz tempo a charada do apodrecimento do PT e, com ele, do governo Lula. Em depoimento para livro de duas jornalistas inglesas sobre a crise petista (a primeira), Oded lamentou que, para a cúpula partidária e para o pessoal do aparato burocrático, a política tenha se tornado 'maneira de ganhar a vida'.

Completou: 'Alcançar o poder se converte no mais importante, e, para isso, as pessoas estão dispostas a fazer concessões éticas. Em outras palavras, se desejo estar no poder, necessito dinheiro, e, se não posso conseguir os fundos legalmente, então o farei ilegalmente'.

Outro 'lulista', aliás o novo coordenador de campanha de Lula, Marco Aurélio Garcia, por sua vez, queixou-se, no mesmo livro, de que trabalhou de graça como secretário de Relações Internacionais do PT durante dez anos, ao passo que 'um membro de uma tendência de esquerda [do PT] ganhava R$ 7,2 mil por mês', mais do que Garcia como assessor para assuntos internacionais de Lula.

São essas 'boquinhas' que fazem compradores de dossiê ou praticantes de outras delinqüências. Freud Godoy, mero segurança, usou o PT (e o governo Lula) como meio de alpinismo social, a ponto de morar em um apartamento de R$ 500 mil. Valdebran Carlos Padilha da Silva, por sua vez, mora em um condomínio de luxo em Cuiabá. José Lorenzetti, enfermeiro, virou diretor de banco federal.

Para manter as 'boquinhas', é lógico que fariam de tudo. Assim como as pessoas que assessoram, todas com cargos eletivos. Para manter o poder, fazem o diabo, contando com o acobertamento do chefe, que, mesmo quando os demite, acaricia-os depois. Foi essa cultura que gerou a 'quadrilha' antigamente chamada de Partido dos Trabalhadores”.

O Adeus do "Lulinha Paz e Amor"

Terminou há pouco a entrevista do Lula no Jornal da Record. Os entrevistadores não fora tão duros e impertinentes, como foram com os outros candidatos. Bateram bastante, mas moderaram no tom da voz e se comportaram em quase reverência. Lula se mostrou irritado, semblante carregado, olhos vermelhos, voz num tom de palanque. Parecia ter vindo de um treino para um hipotético debate na Globo. Entre as pisadas de bola, a maior foi considerar José Sarney melhor na comparação com FHC esquecendo-se dos "300 picaretas", e da "CPI da Corrupção" tão pedida pelo PT. Lula é só mágoa e ressentimento quando se trata do PSDB e FHC. Se for ao debate da Globo vai ter que encarar o que é bronca ao ter que encarar Heloisa Helena e Cristovam. Ai, meu caro, a imagem de "paz e amor" vai de vez para o brejo.

Caciques em perigo

Do Blog do Fernando Rodrigues:

"Senado: as últimas pesquisas mostram quais são os caciques que correm risco de derrota
Abaixo, as disputas pelas vagas ao Senado em cada Estado. Como se vê, há muito equílibro na divisão das vagas entre os partidos.
E os seguintes fatos a serem mencionados:
- a possível volta de Collor
- a queda de Newton Cardoso depois de ter encostado em Lula
- o PFL tem 6 candidatos favoritos
- o PSDB tem 5 candidatos com chance de vitória
- o PMDB tem 4 favoritos
- o PT deve ganhar (manter) 2 vagas (AC e SP)
E há os caciques em risco: José Sarney (PMDB-AP), Ronaldo Lessa (PDT-AL), Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), Ney Suassuna (PMDB-PB) e Francisco Dornelles (PP-RJ)."

Leia o restante da matéria onde ele mostra inclusive os candidatos a governador que tem chance de levar no primeiro turno. Leia.

Golpe versus Estelionato

Nesta eleição vai se repetir a batalha da reeleição de FHC em 98. A oposição acusando Lula de "estelionato eleitoral" (o que não falta são provas de manipulação de resultados, e ações para impedir investigações), e o governo acusando a oposição de "querer dar um golpe". Quem viver verá.

Vergonha!

A carreata da Heloisa Helena pelas comunidades do Rio, depois de desviar de um grupo de traficantes armados, passou a dois metros de um outro grupo com fuzis. Antes de tropeçarem no pessoal do movimento tiveram que desligar seus celulares e radiocomunicadores. Jornalistas que acompanhavam a carreata foram ameaçados, e foram embora antes do fim. Será que a "PF Republicana" sabe disso e informou ao seu chefe, ou ele como sempre não sabe de nada.

Esse Paulo Henrique...

Paulo Henrique Amorim não tem jeito mesmo. Quando percebeu que a entrevista do ex-diretor do Gallup começava a repercutir contra o Lula tratou de mudar a manchete da entrevista sobre "pesquisas". Mesmo assim vale a pena conferir a entrevista.

Mentira tem perna curta

O economista Claudia Considera mostra hoje na coluna do Merval Pereira como é feita a manipulação dos dados da PNAD a favor do governo. Estudo da FGV conduzido pelo economista Marcelo Neri (esse rapazinho faz o que pode para manter-se no emprego...) mostrava que a pobreza no governo Lula tinha caído. Mentira! Considera explica direitinho como se deu a mutreta e que, ao contrário a pobreza aumentou. Só que pela velocidade que a notícia repercutiu (no mesmo dia já estava no programa do Lula) vai ser difícil desfazer a inverdade na mídia. No caso, além da FGV o governo conta a a Radiobrás, IBGE, Miniplan, PT, PSB, PCdoB, etc.,etc., além do Paulo Henrique Amorim, do Zé dirceu, do Luis Nassif, etc., etc. É toda uma rede articulada para difundir rapidamente o dado "favorável". Não é a toa que ele é considerado o "pai dos pobres". No imaginário popular ele é um deus. Agora, e quando as previsões de baixo crescimento se consumarem, quando o "calote" dos endividados aumentar, quando as começarem a cair, etc., etc., como ele vai ficar? Não acredito em nada que eles dizem! Brizola avisou do Plano Cruzado, e deu no que deu. Não foram poucas as vozes a fazer pressão contra o dólar sub-valorizado do FHC. E o que aconteceu? Lula mente, e mente tanto que vai ficar nu quando a mentira cair.

Cuidado com as pesquisas

Você que se prepara para votar no dia 1 de outubro deve tomar muito cuidado com o resultado das pesquisas. Não se deixe levar pelos números que estão nos jornais, como por exemplo os da última pesquisa CNT-Sensus que, como prova Cesar Maia em seu blog possui sérios erros de amostragem, e que distorcem os resultados. Eleição não é concurso, e nem sempre uma pesquisa expressa a real vontade do eleitorado. A propósito, importante a entrevista que Paulo Henrique Amorim exibe em seu site com o ex-diretor do Gallup, Carlos Matheus, um verdadeiro guia que mostra os macetes daqueles que não se pautam pela ética e costumam vender tudo, até a vontade do eleitor. Leia aqui.

Com quem parece Lula?

Cristo? Tiradentes? JK? Para brasilianista o Presidente esta mais para George Bush. Leia no site da BBC.

O áulico Wanderley

Era para ser uma simples festinha de aniversário infantil. De repente entra um senhor empunhando uma garrafa de vinho a tiracolo tecendo aqueles famosos comentários sobre safra, aroma, rolha, etc., etc. A dona da casa, meio embaraçada manda buscar em casa uma taça de cristal, uma vez que no ambiente só havia copos descartáveis. O convidado especial era só caras e bocas. Rapidamente sua mesa se transformou na principal da festa. A maioria queria passar por lá e cumprimentá-lo, demonstrando intimidade. Tinha mais gente sentada em torno dele do que crianças brincando com os palhaços. Vaidoso, o convidado saca de um "cubano" e começa a desfrutar da delícia - era uma festa infantil -, sempre cercado de admiradores, sempre comentando a extravagância. Comecei um esforço para me lembrar quem era a figura. Vinho importado, charuto cubano... Nos jornais os escândalos do mensalão... Não, Delúbio não era, nem o Zé Dirceu. A cabeça rodando pelas manchetes, pelas imagens de figuras importantes... Eis que surge na memória a figura de um senhor defendendo o governo num programa "chapa branca" de debates da TVE, e numa reportagem da Carta Capital. Era o "áulico" cientista Wanderley Guilherme dos Santos. Como sei da estória? Estava lá prestando serviço para a constrangida dona de casa.

A copa do mundo é nossa

Ricardo Teixeira irá prestar hoje mais um serviço à reeleição do Presidente Lula. Depois de ter colocado a seleção em fila, calada para ouvir a falação do presidente "Galvão Bueno", dessa vez é o presidente da FIFA que virá para dizer ao Presidente que a América do Sul deverá abrigar a Copa de 2014. Como o Presidente adora uma "bala jujuba", na certa prometerá que a Copa será aqui. Aliás, virou praxe esta história de dirigentes e presidentes estrangeiros virem ao Brasil e prometerem ao Presidente coisas que não querem, ou não podem dar - cadeira na ONU, fundo de combate a fome, e agora Copa do Mundo -.

"Erro da PF beneficiou Palocci"

Com este título o "Congresso em Foco" do Portal IG publica matéria mostrando como age a "Polícia Federal Republicana", e como o governo impede investigações (no caso, uma funcionária do Ministério da Saúde que teve seu nome envolvido na denúncia).

"A farsa do caixa dois"

Do Blog do Roberto Jefferson hoje:

"Já tinha alertado que o governo tentaria vender a idéia de que o dinheiro que compraria o dossiê contra tucanos ser originário de caixa dois. Mansa, e calculadamente, o aparelho a serviço do Estado vem montando a farsa, jogando tudo na esperança de que Lula vença a eleição no 1º turno. Aí a briga vai para a arena jurídica. E o PT pode alegar que a oposição quer melar o jogo, ganho democraticamente nas urnas.
Você acredita nisso?"

O grampo existiu. Cadê a polícia?

Luis Nassif em seu blog diz que "não dá para dizer quem tem razão no caso do grampo do TSE". Como que não dá pra dizer quem tem razão se (1) as investigações começaram 5 dias depois da denúncia; (2) que grampos em centrais telefônicas não deixam rastros. O fato de o Ministro Marco Aurélio de Mello ter feito uma comparação com do caso do "dossiê" com o "watergate", não invalida o laudo técnico da firma que efetuou o rastreamento para o STJ, que se acredita ter sido contratada por critérios de notória especialização. Assim como no caso dos dólares do "dossiê", o que fica provado é que o "espírito republicano" da PF está voltado mais para o acobertamento de um grupelho de "meninos", do que para investigar os verdadeiros interesses da nação. Aliás, só vejo anuncio de "operação". Ainda não apareceu um jornalista sério que perguntasse a algum colega da área policial qual tem sido o resultado judicial destas operações? Quantos dos presos já estão em fase de condenação? Assim como existente quadrilhas de grampeadores para todo gosto existem verdadeiras máfias judiciário/polícia agindo por aí. Não faz muito tempo o próprio Luis Nassif estampou em seu blog a decisão do STF, que excluiu Juiz Masloum daquele rumoroso caso da venda de sentenças. Será que está decisão é uma regra ou exceção? Fico com a dúvida.

A novidade do debate foi o PSOL

Bonita a participação do Plinio de Arruda Sampaio no debate da Globo. Demonstrou a importância de se ter um lado quando se fala de política. Não um lado no sentido Governo/Oposição, mas no sentido de se ter uma ideologia, um pensamento, uma causa. Quando se tem conhecimento e paixão por aquilo pelo qual se luta, a resolução do problema se torna uma mera casualidade.

Lula compareceu ao debate... em São Paulo!

Terminou ainda há pouco o debate em São Paulo. O espírito santo de Lula baixou no Mercadante. Não dava para diferenciar um do outro. Parecia que o Mercadante estava no debate para fazer propaganda do Govêrno Lula. Ou, no caso de perder a eleição para o Serra garantir uma "boquinha" num eventual segundo mandato Lula.

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Vai pro palitinho!

Decisão difícil a de Lula. Tem até quinta-feira pra decidir se comparece ou não ao debate da Globo. Os números das três últimas pesquisas, ao mesmo tempo que animam pela liderança que ele detem desanimam pelas disparidades que apresentam. Embora a pesquisa CNT-Sensus pareça meio vendida pelo lado da margem de erro fica impossível estabelecer qual a tendência. A propósito, CNT quer dizer Confederação Nacional do Comércio, que quer dizer Clésio de Andrade, aquele que esteve próximo do "valerioduto". E se ele desiste de ir ao debate e a curva acelera para baixo? E se comparece, e a síndrome das "Organizações Tabajara" pega no seu pé? A chance dele comparecer e se dar bem também são grandes. Geraldo "Chuchu" não está com essa bola toda para aguentar a verborragia do Lula, e a agressividade da Heloisa "Loló" Helena. O perigo rola no Cristovam, com sua capacidade de compor situações - lembram-se daquela "se analfabetismo fosse doença, e pegasse já teria acabado" -, fina ironia e paciência. Já pensou, aquele parcela de classe média prestando atenção e votando nele? Quem perde é o Lula. Não é a toa que ele vem com esse discurso de educação sem nada ter feito de importante por ela. Sabia que mais dia, menos dia teria que encarar o Cristovam sem poder despachá-lo a distância. A conferir.

Paz aos homens de boa vontade

Comentário enviado para o Blog de Luis Nassif sobre o post "Os estrategistas da Paz".

"Enquanto não parar esta guerra de vaidades, esse concurso de "miss", para ver quem é melhor, não vai se chegar a lugar nenhum. Se a gente parar de olhar para o que falam os presidentes, ex e atual, e começarmos a prestar atenção nos seus Ministros da Fazenda, sem julgar querer suas políticas veremos que a construção de um novo Brasil é uma luta contínua. Não consigo ver na fala de um Mailson da Nóbrega, de um Bresser Pereira, de um Pedro Malan ou de um Antonio Palocci, o ódio e o rancor que sinto na fala de um FHC ou Lula. Falta cordialidade, educação, modéstia. A hora que estes governantes deixarem de falar como se o Brasil fosse deles, a coisa vai andar e os problemas irão ser resolvidos mais depressa."

Geraldo é mesmo um chuchu!

Acabo de ouvir no rádio o programa do Geraldo. Que coisa chata! Tanto tempo para informar a mesma coisa, para quem não quer ouvir. Quem leu, ou ouviu falar do "dossiêgate" leu, ou ouviu. Quem não leu, ou ouviu se... Não é a toa que está levando um banho nas pesquisas. Isso é que dá não gostar de beber um gole, e comprar terninhos da Daslu. Um cara que nunca deu uma volta em alguém não pode querer falar ao povo. Tudo bem, política não se faz com a "Lei de Betti", mas também não se faz com plumas de tucano.

Êta, sambinha chinfrim....

Lula bem que podia ter contratado um compositor melhorzinho, para botar música nessa letra do jingle com o qual pretende encerrar a campanha. Muito fraquinho...

Bronca é arma de otário!

Aprendi que esta máxima em política não funciona. O que eu já vi de gente desancando adversários, e depois beijando a mão não é brincadeira. No entanto esta máxima só funciona enquanto não ganha o terreno do ressentimento. Quando era funcionário público, no antigo Ministério da Viação e Obras Públicas era ministro Juarez Távora. Eram os primeiros anos do golpe militar e ele tinha que mostrar serviço. Fez a limpa no movimento sindical, bastante atuante, fechando sindicatos, acabando com as estradas de ferro, estaleiros e tudo que havia na sua área ligado ao operariado que apoiava Jango Goulart. A solução que ele encontrou para tratar com aquele bando de gente foi colocá-los em disponibilidade, em casa, sem trabalhar. Mais tarde, depois da sua saída, o pessoal começou a voltar a trabalhar em funções administrativas. Intrigava-me toda aquela bronca do Juarez Távora com o movimento sindical. Foi ai que ouvi a historinha de um ex-estivador que vou contar. Juarez Távora era candidato a presidente da república contra João Goulart, e entrou numa de fazer um comício nas Docas. Almofadinha que era, bem estilo Geraldo não agradou. Recebeu uma enorme vaia, e teve que sair corrido para não ser agredido. Eis que aparece um estivador mais ousado e enfia a mão, com o fura-bolo esticado bem no rabo do militar. Dizem que ele olhou para trás enfurecido, e mirou no olho do engraçadinho com aquele olhar "vou me vingar". Até que veio a revolução e ele acabou com a "raça". Agora me pergunto: será que não foi mais ou menos isto que aconteceu com o Paulo Henrique Amorim para demonstrar tanto ódio do FHC? Só Freud explica.

O Portal anti-FHC

Com a entrada do Luis Nassif para o time do IG este Portal ganha a cara dos anti-FHC. Lá estão, entre outros José Dirceu e Paulo Henrique Amorim.

Falando o mesmo com polidez

ESTADO DE SP (a partir do ex-blog do Cesar Maia)

Ex-amigos agora são 'bandidos, insanos...'
Nunca ninguém antes, neste País, desancou tão impiedosamente os próprios
subordinados em público, tantas vezes, em tão poucos dias, como o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva acaba de fazer com os responsáveis pelo dossiê
Vedoin. Entre sábado, dia 16, e ontem, ele definiu a manobra de
'abominável', 'momento de loucura', 'barbárie', 'insanidade', e qualificou
seus autores de 'bandidos', 'insanos', 'loucos' e, finalmente, 'aloprados'.
-----------------------------------

Minha opinião: Não fosse a liturgia do cargo as palavras seriam #¨%&&**, @#$#%¨, *&%*#, todas impublicáveis, as mesmas que ele deve estar dizendo sobre a imprensa nos bastidores.

De barbas, palavras e palavrões

Ainda me lembro quando na eleição de 1989, Lula foi a minha cidade para um comício. Era a oportunidade de conhecer o líder operário que tinha me emocionado, e me levado a escrever um poema sobre a famosa greve dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, aquela em que os helicópteros do exército deram vôos rasantes sobre a cabeça dos operários. Não fiquei muito tempo. Sai em três minutos, depois de ouvir uma saraiva de palavrões e xingamentos contra o Collor. De lá para cá ele se refinou. O marketing deu a ele uma postura de "paz e amor" que vinha sendo adotada até a bem pouco tempo, antes da crise dos dossiês. Heloisa Helena o chama de "majestade barbuda", e foi essa a impressão que me ficou depois daquele comício. Claro que no embate com Collor, levando em conta que era meu primeiro voto livre votei no Lula por pura contestação, ainda mais que no dia da eleição levei comigo minha filha para mostrá-la a importância de se votar em liberdade. E essa idéia de "paz e amor" me soa falso. Querer falar bonito, querendo construir frases que parecem escritas por outros não lhe cai bem. Lula é um tímido. Seus olhinhos revirados para cima durante os discursos indicam bem. Não resistiria a um teste de personalidade feito por qualquer uma destas psicólogas de revista feminina. Por isso acredito em dois elementos que o tornam verdadeiro diante do povão: os aditivos que consome e a capacidade de odiar. Estes dois elementos fazem dele um grande tribuno nos palanques, criando um personagem bem diferente da figura que tentou demonstrar como presidente. E foi esta a imagem que me ficou quando o vi discursando em Niterói, muito parecido com um outro sujeito que conheci ainda moleque, calado e barbudo, um louco de quem se dizia ter vindo de família abastada, e para quem a gente pagava uns tragos para ver discursando, de pé, no banco da praça, e aplaudir.

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Recadinhos de cumadres

A movimentação de agora, do Lula e seu pessoal é igual aquela, do Pedro Malan às vesperas da eleição de 2002, procurando assegurar o compromisso dos candidatos de então, a continuidade do modelo econômico. O que o Lula quer é obter uma resposta clara, como a que vai ser dada hoje na manifestação pró-Alkimin, que diz "querer derrubar Lula pelo voto". Mesma coisa é a grande imprensa. Não acredito que queiram depor o Lula, como dizem o Aldo Rabelo e o Zé Dirceu, mas sim marcar posição diante da crescente possibilidade de intervenção do Lula nos órgão de comunicação, intervenção esta que constava do programa de Govêrno para um segundo mandato, e que depois foi deixada de lado. É todo um jogo de recados subliminares. "Podem ficar tranquilos que se ganharem irão governar, mal mas irão" - diz o PSDB. "Se intervir na imprensa a gente transforma o Brasil na Venezuela, e vocês sabem que aqui é diferente. Se tentar cai" - diz a Imprensa. O PSDB já entendeu e respondeu ao Lula. Falta o Lula responder a Imprensa.