domingo, 11 de janeiro de 2009

A "hasbara" não favorece a palestina


O jornalista Gustavo Chacra, que escreve o excelente blog "Diário do Oriente Médio" publicou um post intitulado "Árabes aprenderam a fazer relações públicas e hoje superaram os israelenses".

O artigo tenta dar a impressão que o mundo todo vem se indignando contra os horrores dessa guerra e as atrocidades que Israel vem cometendo contra o povo palestino, graças a uma formidável sucessão de erros de comunicação por parte de Israel, e a uma verdadeira máquina de informação montada pelos árabes, capitaneada pela rede Al-Jazeera.

Não é o que parece.

Em entrevista a Folha On-Line, o escritor e jornalista Philip Knightley, do Jornal "Sunday Times", e intitulada "Israel tem mais porta-vozes que os EUA" ele diz:

"É muito sofisticada (a máquina de propaganda israelense). Todos os porta-vozes são altamente treinados para o contato com a mídia, repetem sempre a mesma mensagem, num inglês impecável. (...) Eles têm muitos porta-vozes, mais até do que os EUA. Você vê o porta-voz do Ministério da Defesa, do Interior, das Relações Exteriores, homens, mulheres, embaixador para a ONU, embaixador para o Reino Unido. Passa a impressão de uma grande quantidade de pessoas de peso que têm sempre a mesma visão, repetindo sempre a mesma história."

Sobre a propaganda palestina diz Kinightley:

"Eles querem defender sua posição, e mostrar gente sofrendo pode ser um tipo de propaganda. Uma contra a outra, a israelense ainda é muito mais eficiente. É muito ocidentalizada. Os palestinos chegaram muito atrasados à ideia de propaganda. Eles ingenuamente acreditaram que sua causa seria salva pelos seus méritos. E isso não é suficiente contra máquinas sofisticadas como a israelense e a norte-americana."

No mais tanto Gustavo Chacra como Philip Kinightley concordam ser um grande erro a não entrada de jornalistas em Gaza para mostrar a guerra.

"É claro que, se a TV mostrasse a verdadeira e horrorosa face da guerra, não seria possível para Israel manter sua posição" disse Kinightley.

Nenhum comentário: