ESTA É A MATÉRIA DO BLOG DE FERNANDO RODRIGUES SOBRE O MAIOR GASTO EM LOUVAÇÃO PUBLICITÁRIA JAMAIS VISTO NESTE PAIS:
Lula gasta R$ 1 bi em propaganda
● anúncios estatais na web voltam ao nível da bolha
● TV continua a dominar com folga, mas rádio é o 2º
● empresas estatais consomem 76,3% dos gastos
Nunca antes na história deste país (a documentada) houve um presidente da República que gastasse tanto com publicidade como Luiz Inácio Lula da Silva. No ano passado, o valor total consumido pelo petista atingiu R$ 1,015 bilhão. A reportagem está na Folha de hoje (só para assinantes). Este blog faz um resumo para seus internautas.
Além de passar a barreira psicológica do R$ 1 bi, Lula também reforçou as empresas estatais. Sob FHC, as estatais nunca passaram de 65,4% do bolo total consumido em propaganda. Agora, respondem por robustos 76,3% dos gastos.
Vale a pena dar uma olhada nos dados oficiais, a serem divulgados em breve na página da Secom (dentro do site do Planalto):
Também a ser notado:
Web – os anúncios estatais federais na web somam R$ 16 milhões em 2006. Uma ninharia. OK. Mas note o internauta que finalmente o nível de gastos nessa área superou ao da bolha no início da década;
Rádios – quando se pensa que elas já eram... Que nada. As emissoras de rádio conquistaram no governo Lula o posto de Segunda maior mídia: só perde para TV;
Jornais e revistas – a velha mídia sofreu com Lula. Os caraminguás foram reduzidos;
TV – com 61%, esse é o meio predileto do governo. Qualquer governo, como se observa nas tabelas;
Outdoors – recebem pouco, só que em 2006 foi o meio que mais cresceu percentualmente em publicidade estatal. Mas fica a pergunta: o que acontecerá com essa mídia depois da (boa) mania da "cidade limpa" que vai pegando pelo país.
Clique aqui para ter acesso ao post incluindo os quadros demonstrando "tim-tim por tim-tim" a evolução de como se constroi a imagem de um mito através da publicidade e da propaganda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário