sábado, 3 de janeiro de 2009

Os parceiros do nazi-sionismo

Anistia Internacional critica "parcialidade" dos EUA, e ONU vê falhas na assistência a Gaza Publicidade
da Folha Online

A organização Anistia Internacional denunciou nesta sexta-feira a posição "parcial" dos Estados Unidos em relação à resposta "desproporcional" de Israel na faixa de Gaza, e pediu que o país pare de fornecer armas aos israelenses. Também nesta sexta-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) disse que os palestinos na faixa de Gaza enfrentam uma grave crise de saúde e de falta de alimentos, em meio aos ataques israelenses, que prosseguem pelo sétimo dia consecutivo.
Desde sábado (27), Israel comanda uma operação militar na faixa de Gaza com bombardeios que atingiram diversos pontos vinculados ao Hamas e mataram mais de 400 pessoas, sendo mais de 50 civis. Segundo Israel, a ofensiva é uma resposta à violação --e lançamento de foguetes-- do Hamas da trégua de seis meses assinada com Israel e que acabou oficialmente no último dia 19. Desde o início dos bombardeios israelenses, o Hamas intensificou o lançamento de foguetes sobre o sul de Israel, em ataques que mataram quatro pessoas.
A situação é de "emergência crítica", apesar do aumento no envio de carregamentos de ajuda humanitária, afirmou o coordenador de ajuda da ONU para o território palestino, Maxwell Gaylard.De acordo com a ONU, há pelo menos 100 civis entre os mais de 400 palestinos mortos até agora em decorrência dos ataques, que também deixaram cerca de 2 mil feridos.
Em uma carta dirigida à secretária de Estado Condoleezza Rice, a organização de defesa dos direitos humanos diz estar "particularmente consternada diante da parcialidade da reação do governo dos Estados Unidos e sua falta de esforços para ajudar na crise humanitária em Gaza".
"Sem minimizar a responsabilidade do Hamas e de outros grupos armados palestinos nos ataques indiscriminados e deliberados contra civis israelenses, o governo dos Estados Unidos não deve ignorar a resposta desproporcional e as políticas de longo prazo que deixaram Gaza à beira do desastre humanitário", afirma o texto.
A Anistia se declara ainda "muito preocupada, porque os armamentos e equipamentos militares fornecidos pelos Estados Unidos a Israel também foram utilizados nos recentes ataques israelenses contra áreas residenciais de Gaza altamente povoadas por civis".
"Os Estados Unidos", acrescenta, "devem suspender a transferência de armas a Israel e investigar imediatamente se as mesmas são utilizadas para cometer abusos contra os direitos humanos".
Por último, a organização faz um apelo aos Estados Unidos para "ir além da retórica e exercer uma pressão real sobre as duas partes para que os ataques ilegais parem imediatamente".

Nenhum comentário: