domingo, 1 de junho de 2014

Polêmicas a parte, a amizade acima de tudo

Adoro polemizar.
No face já estive diante de desentendimentos por algumas opiniões que expressei.
Aos poucos aprendi que não devia entrar em bola dividida, comentários irados que muitas das vezes são a expressão de um sentimento, uma bronca contra algo ou alguém.
Pego leve, mas quando sinto bandeiras tremulando no ar, propagandas descoladas do interesse comum e indo para o terreno da explicação barata não consigo me calar.
E antes que eu perca amizades cultivadas a séculos ou tenha que me valer das cruéis regras do face vale uma esclarecida.
Não tenho nada contra a militância de ninguém.
Só que sou um cidadão comum, de olho nas pessoas que vivem ao meu redor, e no entendimento que tenho dos fatos, a partir daquilo que aprendi, vi e vivi.
Apesar de amar a politica, no sentido filosófico da palavra, odeio a ideologização partidária, do mesmo modo que me nego a participar de seitas e religiões.
Isso não me impede de respeitar as ideologias e a fé de qualquer amigo meu.
Apenas sei que tem um partido tem práticas totalitárias, e que segue uma visão terceiro-mundista controversa, com alianças espúrias e condutas ilegais que não aprecio ou aceito.
Sei que meus amigos que emprestam seus sonhos a esta s são pessoas honestas, de caráter ilibado e com um imenso amor pelo nosso pais.
Mas o mesma opinião não tenho do líder deste partido, do seu governo e de seus companheiros.
As análises que faço são subjetivas, mero exercício da razão, e que nada difere em sua lógica das espúrias propagandas partidárias desta sigla, que não passam depura ilação com a realidade que nos cerca.
Por isso, se eu pudesse lhes dar um conselho seria:
1) Não postem propagandas partidárias. Façam análises próprias, saídas da sua cabeça;
2) Não busquem criar controvérsias. Informem com a razão que a fé da sua ideologia lhes dá
Assim me farei respeitosamente calado, numa deliciosa admiração pelo contrário.

Nenhum comentário: