sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

"'Destruição' no legado da política externa incomoda Lula"

Durante seus dois mandatos, uma das coisas que mais irritava Luis Inácio era quando FHC abria a boca para falar de política, quase sempre em tom crítico ao seu governo, em artigos nos jornais ou em público.
Citava como exemplo José Sarney, que além de ex-presidente era um aliado político que não abria a boca nem para dizer "ai!".
Em resposta as intervenções de FHC dizia que quando deixasse o poder iria se recolher, se limitando apenas a atuar ao lado dos trabalhadores na porta das fábricas. Séria o "operário", não um "presidente".
Não fez uma coisa nem outra. Montou um Instituto, danou a dar palestras milionárias, e como se não bastasse, voltou a governar em "off".
No primeiro mandato de Dilma Vana estabeleceram um triunvirato, composto dele, do marqueteiro de ambos, João Santana, e da presidenta, pau mandado que se dispunha a seguir as ordens que emassem deste conselho.
Agora Dilma Vana, mesmo que errando, se assanha a dar seus próprios passos.
Imediatamente o que acontece? É chamada na chincha não só pelo partido, como também pelo ex-presidente, que num chororô sem fim deita falação, sempre em "off", como se dissesse "não tenho nada a ver com isso", ou "ela não me ouve"".
Pura combinação, teatro, coisa para dar personalidade a uma presidenta sem nenhuma.
Diferentemente do primeiro mandato de Dilma Vana a coisa agora funciona assim, ela presta contas, se dirige em reverências ao seu mentor, ouvindo às suas ordens, e este sai a público, sempre em "off", declarando ser ela uma filha "rebelde", "ingrata".
Assim como esta notícia sobre a mudança na política externa, uma pauta das oposições, todas as suas outras reclamações tem a ver com a sua pretensão de "volta".
É como se já se estivesse estabelecendo um programa de campanha em cima das idéias de uma presidenta moribunda, ou seja, o governo segue com suas maldades neo-liberais, enquanto Luís Inácio prega o céu socialista para quando voltar.

LEIA A MATÉRIA QUE DEU ORIGEM A ESTE POST EM "ESTADÃO POLÍTICA"
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,destruicao-de-legado-na-politica-externa-incomoda-ex-presidente-imp-,1633778

Nenhum comentário: