Se o marketing político e institucional do Presidente Lula e nota 10 o mesmo não se pode dizer do PSDB. Desde o tempo do FHC todo mundo falava. Vacilaram tanto que hoje ninguém mais se lembra que tudo de bom ou de pior que hoje Lula tem começou na era FHC. No caso da campanha do Geraldo "Chuchu" aquilo que parecia um grande acerto (e até mesmo eu embarquei nessa), a aliança com os Garotinhos se demonstrou um fiasco. Neste caso vale a pena ler a análise de um profissional em marketing político, o Prefeito Cesar Maia. Leiamos o que remeteu em mailing aos assinantes do seu ex-blog:
O QUE HOUVE NO RIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1. Este Ex-Blog tem recebido centenas de e-mails preocupados com o que ocorreu no Rio neste início do segundo turno presidencial e qual a posição do PFL-RJ. Bem, quanto a isto não há no que ter dúvidas: o PFL-RJ é Geraldo. Perguntam por que este Ex-Blog o tratava de Alckmin e agora o trata de Geraldo. A resposta é simples: houve efetivamente mudanças aqui e respeitamos as decisões do comando da campanha.
2. Os seniors do PMDB-RJ leram bem os resultados do primeiro turno e viram que o voto contra o Lula foi amplamente majoritário nas duas "capitais" -Rio e Niterói- que representam 48% do eleitorado do estado. Isso pela força agregada de Geraldo, HH e Cristovam. E viram mais: que em importantes regiões do Estado, Geraldo venceu em grande parte do Norte, com exceção de Campos, e com larga margem como nas regiões serranas. Lula ficou com a região dos Lagos e o Sul-Industrial. E claro, com a Baixada Fluminense, área receptiva à prática populista, onde Lula ganha e não precisa do apoio de ninguém.
3. Com este mapa na mão e com apoio do presidente nacional do PSDB e a simpatia do PSDB-RJ -que não esconde que prefere Cabral, que já foi parte integrante do grupo deles como presidente do legislativo. Com isso aplicaram um golpe: parte do PMDB ligada a Michel Temer, numa farsa, apóia Geraldo. Com isso, a prioridade deles -a eleição estadual (dados os riscos que enfrentam numa vitória de Denise Frossard, pelos descaminhos que ocorreram no estado, mais uma vez quebrado) passa a contar com um link presidencial onde a candidatura do PMDB é fraca -boa parte do interior e grande parte da Capital.
4. Com isso Cabral passa a ter dois palanques presidenciais -Lula e Geraldo- onde interessar a eles. Onde Geraldo+Denise são fortes (ou Lula leva uma surra dos demais), e lembro que isso representa 60% do eleitorado do Estado, eles fazem a chapa e o panfleto: Geraldo-Cabral. Onde Lula é forte eles fazem a chapa e o panfleto Lula-Cabral. Ou seja, Cabral passa a ter os dois candidatos a presidente onde eles quiserem.
5. Garotinho e Rosinha tem um desgaste tão grande no Estado todo -e claro terminal nas "capitais"- que por isso Cabral os escondeu no primeiro turno. O PSDB-BR tirou Garotinho da clandestinidade e deu palanque para ele fazer a campanha do Cabral. Imediatamente Garotinho passou a agredir o PFL-RJ e não Lula. Em todas as entrevistas dadas -depois que veio à luz do dia pelas mãos do PSDB- o único foco é agredir o PFL.
6. Se o PSDB queria priorizar a eleição presidencial se equivocou, pois seus novos parceiros usam Geraldo para priorizar a campanha estadual, com a chancela de Geraldo, com direito a fotos e imagens.
7. E mais grave ainda: Lula não venceu no primeiro turno no estado e menos ainda na classe média onde nas "capitais" a chapa Geraldo-Denise obteve mais de 55% em várias zonas eleitorais. O mesmo nas regiões serranas. Mas isso ocorreu também pela votação de Heloisa Helena e Cristovam que somaram quase 25% dos votos. Aliás, um eleitor histórico no Rio que faz um voto pela esquerda ou de rebeldia ou ético.
8. Mas quando Geraldo aparece com Garotinho, esse eleitor passa a fazer o discurso que os ditos artistas fizeram na reunião na casa do showman Gilberto Gil: se todos são iguais fiquemos com Lula que está mais perto do povão. A pesquisa do último fim de semana no Estado do Rio mostrou isso e de forma contundente. Eleitores potenciais de Geraldo como Gabeira, o deputado mais votado do estado, preferem a sombra por enquanto, dado que se integraram à necessidade de mudar o comando político do estado.
9. E o que pode fazer a campanha de Denise Frossard? De um lado coerentemente votar e indicar o nome de Geraldo. E de outro sublinhar uma marca de independência -de candidata de Estado que a caracteriza, como comunicação geral e atuar pragmaticamente em apoio a Geraldo na medida que os constrangimentos da armadilha Cabral-Lula-Geraldo, permitam. O PMDB já faz isso amplamente: faz campanha nas áreas fortes de Geraldo-Denise com um panfleto lastreado pelo PSDB, de Geraldo-Cabral. O PSDB-RJ se articula e se reúne neste esquema.
10. Essas são as questões que este Ex-Blog imagina que todos saibam, mas que pelas centenas de e-mails, muitos não sabiam.
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