terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Enquanto um cessar-fogo não chega as escolas da ONU são atingidas


CONFORME RELATO DA CNN DA CIDADE DE GAZA

Três mísseis da artilharia israelense caíram próximos a uma escola da ONU ao norte da cidade de Gaza matando pelo menos 30 pessoas e ferindo 55, disse um representante da ONU.

Israel diz que o ataque foi em resposta aos militantes do Hamas que tinham se refugiado na escola para atirar mísseis nas forças israelenses, e que tinha avisado antes que faria o ataque, segundo uma investigação preliminar.

No entanto, o diretor da agência da ONU John Ging disse, que devido a escola estar lotada de pessoas que a utilizavam como abrigo, a maioria das vitimas estavam fora da escola, no acampamento de refugiados de Jabalya.

“É uma área de construções muito altas, assim era inteiramente inevitável que se os mísseis da artilharia caíssem nessa área fizesse um número elevado de vitimas“ disse um comunicado da ONU na cidade de Gaza.

Fontes palestinas disseram que 44 pessoas foram mortas no ataque.

As forças armadas Israel disseram que estão verificando o relatório. O governo de Israel barrou a CNN e outras equipes de jornalistas de entrar em Gaza.

Uma pouco antes, um outro míssel da artilharia caiu no interior da escola em Jabalya, mas Ging disse que a escola estava vazia naquele momento.

Este é o terceiro ataque de Israel que afeta uma escola da ONU dentro de Gaza. Três palestinos de uma mesma família foram mortos na noite de segunda-feira em Gaza, todos os membros de uma mesma família, mortos em uma escola elementar da ONU, disse a agência.

As escolas estão sendo usadas como abrigo pelos civis que fogem da operação militar. Os edifícios eram “claramente marcados” com bandeiras da ONU, e a agência disse que tinha dado às autoridades israelenses as coordenadas de onde ficavam todas as suas escolas.

A agência da ONU disse que 400 palestinos estavam dentro da escola elementar de Asma quando ocorreu o ataque aéreo da noite de segunda-feira.

Os incidentes começaram a ocorrer quando as forças terrestres de Israel começaram o cerco a uma área densamente povoada da cidade de Gaza, enquanto pelo menos 50 ataques aéreos martelavam a região durante a noite.

Outros ataques aéreos tem atingido casas da população ligada ao Hamas, grupo militante islâmico que governa Gaza, incluindo famílias do acampamento de Jabalya, disseram fontes da segurança do Hamas. Oito pessoas foram mortas num desses ataques. Um ataque aéreo atingiu a casa de Imad Sião um dos líderes da ala militar do Hamas em Jabalya.

Israel disse nesta terça-feira ter morto 130 combatentes do Hamas desde o começo de sua ofensiva por terra na madrugada de sábado. Um soldado Israelense foi morto na manhã de terça-feira ao norte da cidade de Gaza, disseram as forças armadas de Israel, aumentando para seis o número de militares israelenses que morreram em Gaza desde que Israel lançou sua incursão por terra.

Nenhum comentário: