terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O ataque a escola da ONU em Jabaliya


CONFORME RELATO NO SITE DA AL-JAZEERA

Os ataques israelenses mataram pelo menos 40 pessoas que se refugiaram dentro de uma escola da ONU na faixa de Gaza, disseram médicos.

O ataque nesta terça-feira foi a uma escola dirigida pela agência para refugiados palestinos Unrwa, Nações Unidas ao norte da cidade Jabaliya.

As fontes médicas em dois hospitais de Gaza disseram que os dois mísseis saídos tanques explodiram fora da escola, onde centenas dos palestinos tinham procurado abrigo dos ataques israelenses.

O pedágio feito pelos militares israelenses levantou-se rapidamente enquanto as equipes de resgate se esforçaram através dos destroços.

Além aos mortos, diversas pessoas ficaram feridos, disseram as fontes.

Os médicos disseram que todos os mortos ou eram pessoas que se protegiam na escola, ou residentes do campo de refugiados de Jabalya, ao norte da faixa de Gaza.

John Ging, diretor de operações em Gaza da Unrwa, destacou a relevância dos trabalhos da agência das nações unidas, e disse que os mísseis caíram perto da escola onde 350 pessoas faziam uso para se abrigar.

Ging disse que a Unrwa forneceu ao exército Israelense informe com as coordenadas geográficas exatas de suas instalações, e que a escola estava em uma área de construções muito altas.
“Naturalmente era inteiramente inevitável se os mísseis da artilharia atirados nessa área fossem causar um número elevado das vítimas“ disse ele.

“As investigações estão no começo… O que havia lá era fogo hostil contra nossas tropas utilizando-se das instalações da ONU“ disse Marque Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense.

“Nossa unidade respondeu ao ataque. Havia explosões fora das proporções das que estamos acostumados“disse.

Um comentário:

Morris disse...

http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/middle_east/7848643.stm

A investigação foi realizada e o ataque não foi na escola, mas parece que todo mundo acha muito mais interessante esquecer o assunto...