domingo, 4 de janeiro de 2009

"Os pacientes estão em toda parte"


GAZA CIDADE (CNN) -- O hospital principal de Gaza, já sobrecarregado com os palestinos feridos pelo bombardeio aéreo israelense ao longo da semana, alcançou a massa crítica, de acordo com um doutor norueguês que trabalha no hospital de Shifa.

“Os pacientes feridos são principalmente os civis, muitos crianças com ferimentos terríveis“ disse o Dr. Erik Fosse a CNN nesta segunda-feira, estimando que 20% dos mais de 500 mortos eram crianças.
“Este número está aumentando, e eu penso que tem que se fazer algo enquanto a invasão terrestre não começa a se desenvolver pela cidade“ adicionou.
Após uma série de bombardeios, Israel lançou na noite de sábado um assalto por terra.
As forças israelenses, de acordo com médicos palestinos mataram 37 palestinos -- civis e militantes -- desde que começaram a entrar no território. Com estas mortes, pelo menos 507 palestinos foram mortos na operação militar, incluindo aproximadamente 100 mulheres e crianças, dizem os médicos.
Além destes, 2.600 palestinos foram feridos, a maioria deles civis, dizem os médicos.
“Nós tivemos um aumento diário constante ( dos pacientes), mas nas últimas 24 horas têm triplicado o número dos casos“ disse Fosse nesse domingo.
Fosse disse que estimou que naquele domingo aproximadamente 30 por cento das vítimas em Shifa -- Hospital principal da cidade de Gaza -- estavam entre crianças feridas ou incapacitadas.
O aumento nas vítimas em Shifa seguiu-se a incursão por terra de Israel em Gaza. Fosse disse que 50 pacientes ficaram “gravemente feridos” quando um bombardeio Israelense atingiu um mercado de alimentos na cidade de Gaza.
“Nós estamos operando nos corredores, os pacientes encontram-se em toda parte, e a população está morrendo antes de começar o tratamento“ disseram os médicos.
A maioria das vítimas era devido aos bombardeios aéreos que precederam o incursão por terra. Outros hospitais em Gaza não podem tratar os feridos por causa de uma falta de recursos e da equipe de funcionários.

Nenhum comentário: